Ano 14

12a Cine BH

Ney Matogrosso em cena de "Sol Alegria" (2018), de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira
Sol Alegria, longa-metragem paraibano dirigido por Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira e com  Ney Matogrosso no elenco é o filme de abertura da 12ª Cine BH – Mostra de Cinema Belo Horizonte – os três estarão presentes na sessão. A abertura acontece nessa terça-feira, 28 de agosto, às 20h, no Cine Brasil Vallourec.

Antes da exibição haverá a cerimônia de abertura, um momento sempre esperado pela qualidade cênica e política imprimidas pelas últimas edições das mostras da Universo – as de Tiradentes e Ouro Preto são as outras – sob a direção de Chico de Paula e Grazi Medrado.

A 12ª Cine BH, que tem como temática central “Pontes Latino-Americanas”, vai apresentar até o dia 2 de setembro uma programação  extensa e toda gratuita formada por seminários, debates, oficinas, atrações artísticas, lançamentos de livros,  e  a exibição de 75 filmes nacionais e internacionais em 44 sessões de cinema em seis espaços culturais da cidade.

Também na programação, o 9o Brasil CineMundi, o evento de mercado do cinema brasileiro que recebe  23 convidados internacionais da indústria audiovisual de 12 países 

A  12a  CineBH vai acontecer em seis espaços culturais da capital mineira – Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas, e MIS Cine Santa Tereza – e também uma novidade: o retorno à Praça Duque de Caxias, no tradicional bairro de Santa Tereza, onde o evento nasceu, em 2007, com a instalação de um cinema ao ar livre, o Cine Sesc na Praça. 

Em seis dias de programação gratuita, a mostra vai exibir 75 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e retrospectivas (27 longas, 03 médias e 45 curtas-metragens) em 44 sessões de cinema, com títulos de 13 estados brasileiros (BA, CE, DF, ES, GO, MG, RJ, SP, PB, PE, PR, RS e SC) e 13 países – Brasil, Alemanha, Portugal, Argentina, Chile, EUA, México, República Dominicana, Qatar, Colômbia, Cuba, Bolívia e Uruguai. Debates, painéis, rodas de conversa, masterclass, oficinas, Mostrinha, sessões cine-escola e atrações artísticas completam a grade. O Brasil CineMundi – 9th International Coproduction Meeting, importante evento de mercado do cinema brasileiro realizado no país, acontece dentro da programação da CineBH.   

***
Acompanhe a 12ª Mostra CineBH, o 9º Brasil CineMundi e o programa Cinema Sem Fronteiras 2018
Participe da Campanha #eufaçoaMOSTRA
Twitter: universoprod 
Instagram: universoproducao
Facebook: universoproducao / cinebh / brasilcinemundi
Flickr: flickr.com/photos/universoproducao

Web: cinebh.com.br 

Informações pelo telefone: (31) 3282.2366 

***

Serviço

 12ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

 BRASIL CINEMUNDI – 9TH INTERNACIONAL COPRODUCTION MEETING

28 de agosto a 02 de setembro de 2018 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: COPASA, MATER DEI E CEMIG

Fomento: Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais

Parceria Cultural: Sesc em Minas Gerais

Apoio: Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da França no Brasil/ Instituto Francês Brasil para o Estado de Minas Gerais, Consulado Geral da República da Argentina em BH, Instituto Goethe, Instituto Universo Cultural, Cinema do Brasil, DotCine, Mistika, CiaRio, Cinecolor, Parati Films, Ctav, Rede Globo Minas, Mis Cine Santa Tereza, Appa.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes| Instalação da CENTRAL DO CINEMA - *Cine Humberto Mauro *Sala Juvenal Dias *Teatro João Ceschiatti *Jardim Interno *Jardim Pátio *Área de Convivência Cine-Café

Sesc Palladium| *GrandeTeatro * Cine Sesc Palladium (Sala Prof. José Tavares de Barros) * Foyer Rua Augusto de Lima

Cine Theatro Brasil Vallourec| *Grande-Teatro 

Centro Cultural Sesiminas |*Teatro Sesiminas

MIS Cine Santa Tereza | *Sala de Cinema

Praça Duque de Caxias | * Cine Sesc na Praça * Praça Turma do Pipoca * Exposição 

OBS: Para as sessões de cinema, os ingressos deverão ser retirados na bilheteria de cada espaço, 30 minutos antes do horário de cada sessão. Para a abertura e encerramento do evento também serão distribuídos ingressos e a entrada será por ordem de chegada respeitando a lotação de cada espaço. 

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior