Ano 15

Denise Del Vecchio

*05 de maio de 1951 - São Paulo - SP

Cena de Doramundo, 1978, João Batista de Andrade
Cena de Doramundo, 1978, João Batista de Andrade
Muitas atrizes priorizam a carreira na televisão, mas ainda assim, vez ou outra, marcam presença nas telas do nossos cinema. Denise Del Vecchio é um desses nomes.  

Há cerca de quatro décadas que Denise Del Vecchio participa de trabalhos na televisão, em um currículo em que já somam mais de três dezenas de títulos entre novelas e minisséries. A atriz estreou em novelas em 1974, ainda nos bons tempos da Tupi, em papel de destaque em Ídolo de pano, de Teixeira Filho. De lá para cá atuou em quase todas as emissoras, Manchete, Bandeirantes, SBT, Globo e Record, além de desenvolver também carreira no teatro. No cinema, estreia em 1977 em Jecão... um fofoqueiro no céu, dirigido por Amacio Mazzaropi e Pio Zamuner. É essa mesma década de 70 que vai marcar seu encontro com o cineasta João Batista de Andrade no premiado e surpreendente Doramundo, Melhor Filme e Melhor Diretor no Festival de Gramado de 1978.   

Na década de 80, Denise Del Vecchio volta a atuar sob a direção de João Batista de Andrade no aplaudido A próxima vítima. Depois de quase vinte anos afastada das telas a atriz retorna em Lavoura arcaica, a aclamada adaptação cinematográfica do romance de Raduam Nassar, dirigida por Luiz Fernando de Carvalho. 


Filmografia

Jecão... um fofoqueiro no céu, 1977, Amacio Mazzaropi e Pio Zamuner
Doramundo, 1978, João Batista de Andrade
A noite dos imorais, 1979, Reynaldo Paes de Barros
A próxima vítima, 1983, de João Batista de Andrade
Lavoura arcaica, 2001, Luiz Fernando de Carvalho
Syndrome, 2012, Roberto Bomtempo

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.