Ano 15

Thais Garayp

1960 - MG

Cena de Mulheres do Brasil, 2006, Malu di Martino
Cena de Mulheres do Brasil, 2006, Malu di Martino
A mineira Thaís Garayp é uma atriz em ascensão no Brasil. Depois de muitos sucessos no teatro em Belo Horizonte, essa atriz e cantora talentosa partiu para uma carreira nacional na televisão e no cinema.

Thaís Garayp começou sua carreira artística com a dança. Fez balé durante três anos, mas se afastou para abraçar a carreira de cantora de coral – ficou no “Ars Nova”, coral de repercussão internacional, de 1978 a 1993. O próximo passo foi o teatro. Estreou nos palcos em 1992 na primeira e histórica montagem do espetáculo musical Mulheres de hollanda, um grande sucesso dos palcos mineiros dirigido por Pedro Paula Cava, a partir das músicas de Chico Buarque. Thaís Garayp sempre usou seu belo canto em musicais teatrais – Na era do rádio, Pianíssimo e O homem que sabia português são alguns exemplos. A atriz carimbou também seu passaporte para a televisão e hoje atua em vários trabalhos na Rede Globo – depois de pequenas participações em Da cor do pecado (2004) e Celebridade (2004), atuou em outras novelas, minisséries, seriados, especiais e programas: Como uma onda (2005), Paraíso tropical (2007), JK (2006), Caminho das indias (2009) e Araguaia (2010) são algumas produções. Thaís Garayp começou no cinema em curtas: O macaco, dirigido por alunos das PUC-MG; A cartomante (2001), de Cláudio da Costa Val, e vários dirigidos por Carlos Canela.

O primeiro longa de Thaís Garayp é a produção coletiva O circo das qualidades humnas, dirigida em Minas Gerais por Jorge Moreno, Paulo Augusto Gomes, Geraldo Veloso e Milton Alencar, em 2000. Ainda em Minas, atua em Amor perfeito (2006), de Geraldo Magalhães. Depois, atua em Mulheres do Brasil, em 2006, dirigido por Malu di Martino, filme protagonizado por várias mulheres – Bete Coelho, Roberta Rodrigues, Luna Carvalho, Carla Daniel, Débora Evelyn, Dira Paes, Ana Beatriz Nogueira e Léa Garcia são algumas das outras atrizes. Thaís Garayp está no filme Trinta, de Paulo Machline, sobre o carnavalesco Joãozinho Trinta.


Filmografia

O circo das qualidades humanas, 2000, Jorge Moreno, Paulo Augusto Gomes, Geraldo Veloso e Milton Alencar
Amor perfeito, 2006, Geraldo Magalhães
Mulheres do Brasil, 2006, Malu di Martino
Trinta, 2012, Paulo Machline


Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.