Ano 15

Melanie Dimantas

*1968 - São Paulo - SP

11a Mostra de Cinema de Tiradentes - Leo Lara
11a Mostra de Cinema de Tiradentes - Leo Lara
Melanie Dimantas é roteirista.

Nascida em São Paulo, em 1968, é graduada em Ciências Sociais pela USP – também concluiu licenciatura em História e Geografia.

Melanie Dimantas vem construindo notável trajetória como roteirista, em grande parte, de cineastas revelados pelo Cinema da Retomada. Inclusive, leva a sua assinatura o roteiro do marco desse momento de reestruturação do cinema brasileiro: Carlota joaquina – pryncesa do Brasil (1995), de Carla Camurati.

Antes disso, co-roteirizou filmes notáveis como o ótimo Não quero falar sobre isso agora(1991), dirigido por Mauro Farias – seus parceiros de escrita foram o protagonista Evandro Mesquita e o diretor. O roteiro foi premiado no Festival de Gramado.

Em sua biografia da Coleção Aplauso, Luz natural, escrita pelo mestre Carlos Alberto Mattos, Carla Camurati fala carinhosamente de seu encontro com Melanie em um festival de cinema e como elas se tornaram parcerias e amigas. A partir de Carlota joaquina, trabalhou em todos os roteiros dos filmes de Carla: co-roteirizou com a diretora e Yoya Wursch Copacabana (2001); e com a diretora e Adriana Falcão Irma vap – o retorno (2006).

Melanie Dimantas escreveu também para a televisão. Escreveu para as séries Cidade dos homens, na Globo, e Filhos do carnaval, na HBO.

Melanie Dimantas teve roteiros selecionados para o Laboratório de Roteiros de Sundance no Brasil, sendo que um deles originou o belo O outro lado da rua (2004), de Marcos Bernstein.

Outros filmes roteirizados ou co-roteirizados por Melanie Dimantas são Duas vezes com helena(2000), de Mauro Farias; Avassaladoras (2002), de Mara Mourão; Mulheres do Brasil (2006), de Malu di Martino, Os porralokinhas (2007), de Lui Farias; Nome próprio (2007), de Murilo Salles.

E também: Olhos azuis (2009), de José Joffly, América (2010), de João Nuno Pinto, Meu pé de laranja lima (2012), de Marcos Bernstein, Minhocas (2013), de Paolo Conti e Arthur Nunes.

::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.