Ano 15

Ana Beatriz Nogueira

*22 de outubro de 1967 - Rio de Janeiro - RJ

cena de Vera, 1986, Ségio Toledo
cena de Vera, 1986, Ségio Toledo
Um ano apos Marcélia Cartaxo e quase uma década e meia antes de Fernanda Montenegro, em 1987 foi a vez de atriz Ana Beatriz Nogueira arrebatar o Festival de Berlim e trazer para casa o Leão de Prata de Melhor Atriz pela excelente composição da personagem Vera, no filme homõnimo dirigido por Sergio Toledo.

Ana Beatriz Nogueira supreendeu o Brasil quando surgiu em cena no filme Vera, que foi a sua estreia no cinema. Assim como tinha acontecido com Marcélia Cartaxo, a atriz saiu do quase anonimato para o grande público, indo diretamente para a grande midia nacional por causa da premiação em Berlim. Sergio Toledo, filho da atriz Beatriz Segall, selecionou Ana Beatriz em meio a 100 candidatas e acertou em cheio. E realmente difícil pensar no filme sem ela.

Antes de Vera, Ana Beatriz Nogueira já tinha realizado trabalhos no teatro e participações na TV. A partir daí, tornou-se presença constante na televisão em produções na Globo – brilhando em personagens como a Ana Paula em Celebridades, de Gilberto Braga. No cinema, tem também ótimos trabalhos em filmes marcantes, como o belo, premiado e pouco conhecido Stelinha, de Miguel Faria Jr, protagonizado por Ester Goes.

Filmografia

Vera, 1987, Sergio Toledo
Stelinha, 1990, Miguel Faria Jr.
Matou a familia e foi ao cinema, 1991, Neville de Almeida
Jenipapo, 1995, Monique Gardenberg
Villa-Lobos - uma vida de paixao, 2000, Zelito Viana
Copacabana, 2001, Carla Camuratti
Poeta de sete faces, 2002, Paulo Thiago;
Querido estranho, 2002, Ricardo Pinto e Silva
Lara, 2002, Ana Maria Magalhães
O vestido, 2003, Paulo Thiago
O diabo a quatro, 2004, Alice de Andrade
Mulheres do Brasil, 2006, Malu De Martino

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.