Ano 15

Ana Esmeralda

*12 de dezembro de 1931 - Morocco - Espanha

Cena de São Paulo S.A., 1965, Luís Sérgio Person
Cena de São Paulo S.A., 1965, Luís Sérgio Person
Durante toda a sua trajetória, o cinema brasileiro abraçou imigrantes vindos de vários países. Alguns deles se fixaram para sempre no Brasil, outros passaram por aqui e deixaram registrados seus talentos. Como a belíssima espanhola Ana Esmeralda.  

Ana Esmeralda estreou no cinema em seu país, a Espanha, no final da década de 40. Até os anos 60, atuou em uma dezena de filmes. Em visita ao Brasil em evento cinematográfico, em 1954, conhece Mário Audrá Júnior, produtor da Cia Maristela, que a convida para atuar no cinema brasileiro. O convite se concretiza dois anos depois, e Ana Esmeralda vem ao Brasil para atuar no filme Quem matou anabela?, realizado em 1956 – a atriz e o produtor acabam se casando. O filme é uma história policial dirigida pelo húngaro Dezso Ákos Hamza, radicado em São Paulo na década de 50, a convite de Audrá Júnior. Quem matou anabela? reúne um elenco estelar, com nomes como Procópio Ferreira, Jaime Costa, Ruth de Souza, Nydia Lícia, Aurélio Teixeira, Olga Navarro e Carlos Zara.  

Em 1965, Ana Esmeralda participa de uma obra-prima do cinema brasileiro: São paulo s/a. Dirigido por Luís Sérgio Person e protagonizado por Walmor Chagas, o filme conta com Ana Esmeralda como Hilda,  brilhando com seu talento e beleza junto a um elenco feminino arrebatador, em que figuram Eva Wilma e Darlene Glória.  


Filmografia

Quem matou anabela?, 1956, Dezso Ákos Hamza
São paulo s/a, 1965, Luís Sérgio Person

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.