Assim se passaram dez anos...
Parece que foi ontem, mas o site Mulheres do Cinema Brasileiro completa 10 anos de trajetória no dia 12 de maio de 2014.
Como o site não para de me dar alegria, o jornalista Paulo Henrique Silva adiantou a festa, fez uma entrevista ótima comigo e publicou uma matéria linda no jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte, neste domingo, 9 - veja matéria completa (dividida em duas partes) na coluna O Site/Clipping.
Silva dedicou espaço generoso - quase página inteira - registrando os 10 anos de trajetória do site e a cobertura do Mulheres na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na qual o Mulheres pode dar sequência ao mapeamento das profissionais do nosso cinema.
E foi muito produtivo, pois o Mulheres teve a oportunidade de conversar com representantes de diferentes áreas: direção, roteiro, produção, montagem, atriz.
E também, claro, registrar belos depoimentos confessionais de homens homenageando mulheres do cinema brasileiro de qualquer época e de qualquer área - a matéria registra a preferência pela atriz e diretora Helena Ignez, que já foi homenageada mais de dez vezes.
Muito obrigado, Paulo Henrique Silva.
O Site Mulheres do Cinema Brasileiro é resultado de uma pesquisa que se iniciou em 1991.
Começou com uma coluna de cinema no jornal Folha Popular, de Contagem, em que de 1991 a 1993 foram homenageadas 28 atrizes.
Em 31 de julho de 2003 nascia o Fotolog, espaço no qual foram homenageadas 164 atrizes, que permaneceu no ar até 17 de março de 2004.
No dia 12 de maio de 2004 entrava no ar o Site Mulheres do Cinema Brasileiro, que a partir daí não se concentrou apenas nas atrizes, mas em todas as nossas mulheres que fizeram e fazem a história do cinema nacional.
Ainda na época do Fotolog, certo dia recebi um recado carinhoso e surpreendente: "Quem é esse mineiro que está fazendo esse inventário sensacional das nossas atrizes?"
Para minha alegria, era do saudoso Carlos Reichenbach, nosso amado Carlão, que já ali via a potência da pesquisa, em mais um gesto generoso de quem sempre foi grande.
E foi o mesmo Carlão que apadrinhou o Mulheres do Cinema Brasileiro ao conceder ao site o Prêmio Especial Quepe do Comodoro em janeiro de 2005, distinção de honra guardada no coração e na estante em forma de belo troféu.
O Quepe do Comodoro premiou os trabalhos na internet e para isso constituiu um júri que escolheu vitoriosos em categorias como Melhor Site e Melhor Blog - O Mulheres do Cinema Brasileiro concorreu nas categorias de Melhor Site e Destaque no Brasil.
Só que além dos prêmios do Júri havia o Prêmio Especial, para o qual todos que estavam nas diferentes categorias concorriam, mas que não era entregue pelo júri e sim pelo próprio Carlão.
E aí alegria e a honra foram ainda maiores por receber o prêmio concedido exatamente pelo amado cineasta - O Mulheres foi agraciado junto com a Revista de Cinema.
Momento especialíssimo e inesquecível.
É para você Carlos Reichenbach os meus agradecimentos eternos.
E, claro, agradeço também a tantos amigos, profissionais e imprensa, que sempre apoiaram o Mulheres.
O site Mulheres do Cinema Brasileiro foi contemplado com o patrocínio no programa “Filme em Minas” – 5ª Edição, Biênio 2011/2012, do programa de incentivo à produção audiovisual do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com a Cemig, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Prêmio Filme em Minas consistiu na repaginada do site com novo design e novas ferramentas de navegabilidade, além da pesquisa de 200 novas mulheres, trabalho que já foi feito.
Agora, o Site Mulheres do Cinema Brasileiro segue seu trabalho de pesquisa mesmo sem nenhum tipo de patrocínio - marca da quase totalidade de seus 10 anos de trajetória, já que o Filme em Minas foi o único momento de subsídio.
Que venham mais 10 anos.
Que venham mais e mais Mulheres do Cinema Brasileiro.
Adilson Marcelino - Editor