CineOP - Universo Produção
A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é dedicada à preservação e memória do cinema brasileiro. Portanto, tudo a ver com o Mulheres do Cinema Brasileiro.
De 12 a 17 de junho, acontece a 8ª edição da Cineop, que nas edições anteriores já focalizou momentos importantes da nossa história cinematográfica, como as filmografias de Joaquim Pedro de Andrade, Glauber Rocha e Rogério Sganzerla, mais o cinema dos irmãos Faria – Roberto e Reginaldo.
Abordou também a Cinédia e o cinema da década de 1950, e o de 1970 - nesse último recorte com espaço importante para as mulheres do cinema popular e que contou com ótimas presenças das musas Zilda Mayo e Neide Ribeiro.
As inscrições de filmes brasileiros para serem exibidos na 8ª CineOP já estão abertas, e o prazo vai até o dia 25 de abril.
Poderão se inscrever longas, médias e curtas em película ou digital, concluídos a partir de 2012.
As inscrições poderão ser feitas também para a 7ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, que tem como foco o mercado.
Para a CineBH, que está prevista para acontecer de 10 a 17 de outubro, os filmes inscritos têm que ter sido finalizados em 2013.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial do próximo evento – www.cineop.com.br até o dia 25 de abril.
A CineOP
Pioneira no circuito de festivais a enfocar e destacar em sua programação o patrimônio cinematográfico brasileiro, a CineOP chega à oitava edição, de 12 a 17 de junho de 2013. Nestes seis dias de evento, a primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO – Ouro Preto, se transforma em fórum privilegiado de discussão, reflexão e ações para a preservação, restauração e memória do patrimônio cinematográfico brasileiro.
O evento receberá uma programação cultural intensa e gratuita. Serão instalados três espaços de exibição – o Cine-Praça, na Praça Tiradentes (espaço para mais de 1.000 espectadores); o precioso Cine Vila Rica (plateia para 600 pessoas); e, no Centro de Convenções, sede do evento, o Cine-Teatro (um espaço com 500 lugares).
A 8ª CineOP apresenta ao público o cinema brasileiro em diversos gêneros e formatos, em retrospectivas e pré-estreias mundiais, homenagens, ações e projetos de restauro, sessões cine-escola e cine-debates. A memória resgatada sob o ponto de vista do cinema contemporâneo.