Aurora Fúlgida
*27 de agosto de 1880 - Bucareste - Romênia
Cena de Lucíola, 1916, Franco Magliani
Citada pela Enciclopédia do Cinema Brasileiro como a primeira atriz a causar impacto no cinema brasileiro, marcando a primeira geração de críticos e de público, a romena Aurora Fúlgida é uma das nossas estrelas que iluminaram as telas nos anos 1910 e 20.
Ainda bem jovem, Aurora Fúlgida foge de casa, em Bucareste, para se ingressar na vida artística. Percorre a Europa, torna-se dançarina em cabarés em Milão e passa pela América do Sul. Ao visitar o Brasil pela segunda vez, recebe convite para protagonizar o filme Lucíola, adaptação do romance de José de Alencar, realizada em 1916 por Franco Magliani. A atuação da atriz e a temática forte da história alcançam grande sucesso na época.
Aurora Fúlgida se estabelece no Brasil e acentua sua participação no cinema nacional na década de 20. A atriz atua em filmes de Vittorio Verga, que a dirige duas vezes, Ary Severo e o lendário Luiz de Barros.
Filmografia
Lucíola, 1916, Franco MaglianiA gigolete, 1924, Vittorio VergaDever de amar, 1925, Vittorio VergaDestino das rosas, 1928, Ary SeveroLua de mel, 1930, Luiz de Barros
Cena de Lucíola, 1916, Franco Magliani