Berta Zemel
*06 de agosto de 1934 - +25 de fevereiro de 2021 - São Paulo - SP
Cena de Diário da província, 1978, Roberto Palmari
Uma das damas do nosso teatro, Berta Zemel fez poucas incursões em novelas e filmes, porém sempre que atuou nessas produções, seja na telinha ou na telona, o resultado foi, e vem sendo sempre, exercícios que só reforçam o seu talento arrebatador.
Uma das mais importantes atrizes brasileiras, Berta Zemel dedica sua carreira quase que exclusivamente ao teatro. Nos palco emociona plateias, como fez na sua volta à cena com Anjo duro, de Luiz Valcazaras, depois de anos apenas dedicada ao ofício de ensinar, através do curso de teatro que mantém por cerca de três décadas. A atriz tem poucas novelas no currículo, ainda assim arrebatou o público em dois marcos da extinta TV Tupi: a emocionante Vitória bonelli, de Geraldo Vietri, em 1972; e a sofisticada e inesquecível Gaivotas, do mestre Jorge Andrade, em 1979. No cinema, estréia em O quarto, segundo filme do importante crítico e cineata Rubem Biáfora, em 1968. Nos anos 70, a atriz atua em apenas mais dois longas, Que estranha forma de amar, de Geraldo Vietri, e em Diário da província, de Roberto Palmari.
Depois dessas produções dos anos 70, Berta Zemel fica mais de vinte anos longe das telas do cinema nacional. A atriz retorna em 2002 no filme Desmundo, adaptação de Alain Fresnot do livro homônimo de Ana Miranda, em que tem atuação elogiada. Depois da comédia romântica O casamento de romeu e julieta, de Bruno Barreto, ela tem duas das mais impactantes atuações de sua carreira cinematográfica, em A casa de alice, de Chico Teixeira, e Fronteira, de Rafael Conde.
Filmografia
O quarto, 1968, Rubem BiáforaQue estranha forma de amar, 1977, Geraldo VietriDiário da província, 1978, Roberto PalmariDesmundo, 2002, Alain FresnotO casamento de romeu e julieta, 2005, Bruno BarretoA casa de alice, 2007, Chico TeixeiraFronteira, 2008, Rafael CondeO imaginante quarto da vovó, 2009, curta, Marcela ArantesSenhoras, 2010, curta, Adriana VasconcelosOnde você vai?, 2010, curta, Victor Fisch
Cena de Diário da província, 1978, Roberto Palmari
Veja também sobre ela
::Voltar