Luiza Maranhão
*20 de setembro de 1940 - Canoas - RS
Cena de A grande feira, 1961, Roberto Pires
Com sua beleza impactante, Luiza Maranhão deu veracidade e estilo próprio para as personagens que interpretou, em uma carreira de poucos, mas importantes filmes. Dois de seus maiores momentos foi a Maria de A grande feira, de Roberto Pires, e a Zulmira de Assalto ao trem pagador, de Roberto Farias.
Luiza Maranhão deu-se ao luxo de ter uma filmografia quase cem por cento composta de clássicos. Depois de carreira como cantora em rádios gaúcha e paulista, e como atriz no teatro carioca, tem estreia de prestígio nas telas através do cinema baiano. Primeiro em A grande feira, de Roberto Pires, e em seguida pelas mãos de Glauber Rocha em Barravento, primeiro longa-metragem do cineasta.
A atriz sempre foi capaz de criar personagens dramáticos, mas mantendo uma certa distância altiva com o encenado. Em sua trajetória cinematográfica disponibilizou seu talento para diretores do primeiro time, e que ajudaram a escrever a história do cinema brasileiro: Roberto Pires, Glauber Rocha, Roberto Farias, Carlos Diegues, Leon Hirszman e Walter Lima Jr.
Filmografia
A grande feira, 1961, Roberto Pires
Barravento, 1962, Glauber RochaAssalto ao trem pagador, 1962, Roberto FariasGanga zumba, 1963, Carlos DieguesA grande cidade, 1966, Carlos DieguesGarota de ipanema, 1967, Leon HirszmanBoi de prata, 1973, Augusto Ribeiro JrChico rei, 1985, Walter Lima Jr
Cena de A grande feira, 1961, Roberto Pires