Ano 20

Tereza Trautman

*11 de fevereiro de 1951 - São Paulo - SP


Nascida em São Paulo, em 11 de fevereiro de 1951, Tereza Trautman conviveu, nos final dos anos 1960, com integrantes da Reunião do Produtores Independentes, cineastas com realizações na Boca do Lixo, dentre eles, João Silvério Trevisan, João Batista de Andrade, Luis Sérgio Person e Carlos Reichenbach.  

Estreia no cinema em 1971 no filme Fantasticon, os deuses do sexo, roteirizando, dirigindo e atuando no episódio Curtição, sobre pessoas às voltas com as drogas para refugiarem da época da repressão.  

Radicada no Rio de Janeiro a partir dos anos 1970, intensifica sua carreira cinematográfica, atuando em várias frentes; atriz, roteirista, diretora, montadora e produtora.  

Em 1973, realiza seu primeiro longa-metragem, o bem-sucedido Os homens que eu tive, para o qual também assina o roteiro e a montagem. O filme foi idealizado para Leila Diniz, mas com a tragédia de sua morte no avião que explodiu vindo da Índia, a protagonista Pity acabou nas mãos de outra musa do cinema brasileiro: a exuberante Darlene Glória.  

Em 1975, Tereza Trautman participa do longa em episódios Deliciosas traições de amor, atuando no episódio de Domingos de Oliveira, Mais de cem, e dirigindo e roteirizando o episódio Dois é bom... quatro é melhor.  

Tereza Trautman faz prolífera parceria com o cineasta Alberto Salva, atuando como produtora em Revólveres não cospem flores, em 1972; atriz e roteirista em Os maníacos eróticos, em 1975; e assistente de direção em Ana, a libertina, em 1975.  

Ainda como atriz, atua também em Essa gostosa brincadeira a dois, de Victor di Mello, em 1974.  

Em 1977, dirige o curta-metragem O caso Ruschi, documentário que recebe o Prêmio Especial do Júri no XI Festival de Brasília, em 1978.   

Em 1981, Tereza Trautman adapta é uma dos argumentistas de um dos melhores filmes dos Trapalhões, Os saltimbancos trapalhões, dirigido por J.B. Tanko.  

Depois de 15 anos, volta a dirigir um longa-metragem, o delicado Sonhos de menina moça, para o qual escala um elenco feminino inesquecível: Tônia Carrero, Marieta Severo,  Louise Cardoso, Xuxa Lopes, Monique Lafond, Zezé Motta, Norma Blum, Íriz Bruzzi, Dóris Giesse, Ângela Figueiredo, Flávia Monteiro e Gabriela Alves.  

Além da direção de Sonhos de menina moça, Tereza Trautman assina também a produção e o roteiro do filme.

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.