Paula Gaitán
*18 de novembro de 1954 - *Paris - França
Crédito: Alexandre C. Mota/Universo Produção
Paula Gaitán é cineasta de assinatura personalíssima, com uma obra que alia o cinema às artes plásticas.
Paula Gaitán começou a carreira estudando artes plásticas, fazendo fotografia, e também realizando vídeos. Quando morava na Colômbia – o pai é colombiano – casa-se com Glauber Rocha e vem para o Brasil. No cinema, assina a direção de arte de algumas produções, em especial a de A idade da terra, o testamento glauberiano realizado em 1980, para o qual também assina o cartaz – faz também o cartaz de Cabeças cortadas (1970), antes de se casarem. A relação profissional com Glauber se estende para ilustrações e capas de livros. A cineasta tem trabalho marcante em videoarte, e é também professora na área – leciona Cinema Experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 1988 realiza seu primeiro longa metragem, Uaka, documentário produzido pelo Grupo Novo de Cinema e TV, que ainda que tenha participado de festivais jamais foi lançado comercialmente. É com o belo Diário de Sintra (2007), que focaliza o último ano da cineasta com Glauber – e o último dele de vida - na cidade portuguesa em que moravam, que o cinema de Gaitán chega ao grande público, e sua estética muito particular, que conjuga de forma poética cinema e artes plásticas.
Em 2010, Paula Gaitán escolhe como objeto de seu novo doc a grande musa – ao lado de Helena Ignez - do Cinema Marginal, a talentosa Maria Gladys, e realiza o belo Vida. E como em Diário de Sintra, ela volta a impactar com seu registro sobre a atriz, completamente distante do modelo de biografia, e mais interessada no signo que ela representa. A cineasta realiza mais um longa, Sobre a Neblina, uma adaptação livre do romance da escritora mineira Christiane Tassis.
Filmografia
Cabeças Cortadas, longa, 1970, Glauber Rocha – CartazA idade da terra, longa, 1980, Glauber Rocha – Direção de Arte e CartazOlho d’água, média, 1987, Paula GaitánUaka (Sky) – longa, 1989, Paula GaitánLygiapape – média, 1991, Paula GaitánArquitetura do espaço – Rogelio Salmona, curta, 1995, Paula GaitánSerie Design, 1995 – Série da TV Cultura, 1995, Paula Gaitán Presença / ausência, curta, 1996, Paula GaitánPela água, Vídeo arte, curta, 2004, Paula GaitánKogi, curta, 2005, Paula Gaitán Cinema e pensamento, 2006 – Quatro episódios Série do Canal Brasil, Paula GaitánDiário de Sintra, longa, 2007, Paula Gaitán Pelo Rio (RIO), curta, 2007, Paula GaitánMonsanto, curta, 2008, Paula GaitánVida, longa, 2010, Paula GaitánSobre a neblina, longa, 2013, Paula Gaitán
Crédito: Alexandre C. Mota/Universo Produção
Veja também sobre ela
::Voltar