Stella Freitas
*18 de maio de 1952 – *São Paulo – SP
Stella Freitas foi premiada em Gramado por sua atuação em Stelinha.
Stela Freitas começou a carreira no teatro ainda nos tempos de colégio, aos 12 anos. Tem formação em artes cênicas pela EAD – Escola de Arte Dramática, em São Paulo, onde atua em suas primeiras peças, como Boca de ouro, de Nelson Rodrigues, e A morta, de Oswald de Andrade. Em 1976, radica-se no Rio de Janeiro e atua em Os IKS, com direção de Celso Nunes. Faz sucesso em Lição de anatomia e atua em outras peças como O doente imaginário, Tio Vânia e Querida mamãe. Os primeiros trabalhos na televisão foram nos Especiais de Teatro, da TV Cultura, em 1972. Na Globo, atua como Cuca em Sítio do pica pau amarelo (1978 a 1980), no qual permaneceu durante três anos, e em muitos programas humorísticos como Chico Anysio Show, Escolinha do professor Raimundo e Zorra total. A estreia em novelas ocorre em Sassaricando (1987/88), de Sílvio de Abreu, em que faz sucesso como a empregada Dinalda – depois atua em muitas outras como Era uma vez (1998), Senhora do destino (2004/2005), Ribeirão do tempo (2010) e Balacobaco (2012). A atriz estreia no cinema em A árvore dos sexos (1977), de Sílvio de Abreu.
Stella Freitas tem ótimo momento em Das tripas coração (1982), de Ana Carolina, com a qual volta a atuar em Sonho de valsa (1987). Depois atua em Memórias do cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos, e em Com licença, eu vou à luta (1986), de Lui Farias. A atriz está ótima como a empregada e colega de noitadas da personagem Fausta, interpretada por Betty Faria, em Romance da empregada (1988), de Bruno Barreto. Outro grande momento é em Stelinha (1990), de Miguel Faria Jr. , protagonizado por Esther Góes, em que interpreta a secretária do Veloso (Eduardo Conde), e que lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Gramado, em 1990. Em Central do Brasil (1998), de Walter Salles, é Yolanda, uma ladra de crianças, depois atua em O vestido (2003), de Paulo Thiago, e em Corda bamba, história de uma menina equilibrista (2012), de Eduardo Goldenstein.
Filmografia
A árvore dos sexos, 1977, Sílvio de AbreuDas tripas coração, 1982, Ana CarolinaMemórias do cárcere, 1984, Nelson Pereira dos SantosCom licença, eu vou à luta, 1986, Lui FariasSonho de valsa, 1987, Ana CarolinaRomance da empregada, 1988, Bruno BarretoStelinha, 1990, Miguel Faria Jr.Central do Brasil, 1998, Walter SallesO vestido, 2003, Paulo ThiagoCorda bamba, história de uma menina equilibrista, 2012, Eduardo Goldenstein
