Juliana Rojas
*23 de junho de 1981 - *Campinas - SP
A cineasta e montadora Juliana Rojas nasceu em Campinas, São Paulo, em 23 de junho de 1981.
Em 2005, gradua-se em Cinema na USP, com especialização em montagem, roteiro e som.
Ainda na época da escolas, realiza vídeos e exercícios com Marco Dutra e juntos dirigem, como conclusão de curso, o curta-metragem O lençol branco (2005), que é exibido na Sessão Cinefondation do Festival Cannes.
O lençol branco marca a parceria entre os diretores, que dirigem o premiado curta Um ramo (2007), filme que traz elementos fantásticos para o dia-a-dia urbano contemporâneo, uma das marcas do cinema da dupla.
Um ramo foi selecionado para a Semana da Crítica em Cannes, na qual ganhou o prêmio de Melhor Curta.
Em seguida os dois dirigem o curta As sombras (2009), e segmento do longa Desassossego – filme das maravilhas (2010).
O notável Trabalhar cansa (2011) é o primeiro longa de Juliana Rojas e Marco Dutra. Protagonizado por Helena Albergaria, atriz de vários filmes dos diretores, e por Marat Descartes, o filme também é exibido no Festival de Cannes.
Já os curtas Pra eu dormir tranquilo (2011) e O duplo (2012) foram dirigidos apenas por Rojas - esse último também premiado no Festival de Cannes.
Juliana Rojas é também montadora com filmes importantes no currículo, como Os dias com ele (2012), de Maria Clara Escobar, Corpo presente (2012), de Paolo Gregori e Marcelo Toledo, O que se move (2012), de Caetano Gotardo, e Quando eu era vivo (2013), de Marco Dutra.
Veja também sobre ela
::Voltar