Ano 20

Maria José Novais Oliveira

*1947 - +5 de maio de 2018 - *Teófilo Otoni - Minas Gerais

Cena do filme Quintal (215), de André Novais Oliveira
Cena do filme Quintal (215), de André Novais Oliveira
De tempo em tempos, o cinema brasileiro revela atrizes até então desconhecidas, mas que, rapidamente, constroem trajetória de sucesso e premiada. Como é o caso de Maria José Novais Oliveira, revelada na telas depois dos 60 anos.

Conhecida como Dona Zezé, Maria José Novais Oliveira nasceu em Teófilo Otoni, em 1947. Mãe do cineasta André Novais de Oliveira, um dos fundadores da produtora Filmes de Plástico, e do ator Renato Novais. E foi exatamente a partir da produtora  de Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte onde morou até falecer, que estreou como atriz, já depois de aposentada - foi funcionária pública da Rede Ferroviária Federal e chegou a morar em São Paulo e Brasília nos anos 1970. A estreia se deu no curta Alzheimer (2009), dirigido por André e seus sócios, Gabriel Martins e Maurílio Martins. O sucesso veio com o longa Ela volta na quinta, realizado em 2013 e lançado em 2014 no Festival de Brasília, e que a tornou conhecida nacionalmente. A partir daí, atuou em 16 filmes, não só do filho como também em produções do cinema independente em outros estados e dirigida por outros cineastas fora da esfera da Filmes de Plástico. Atuou em filmes de cineastas como Ricardo Alves Jr, Maria Clara Escobar e Marília Nogueira.

Entre os destaques da carreira da atriz está o curta Quintal (2015), dirigido por André Novais, que lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília. Outros destaques são os longas Temporada (2018), de André Novais, e No coração do mundo (2019), de Gabriel Martins e Maurílio Martins; e os curtas Angela (2019), de Marília Nogueira, e Nossa mãe era atriz (2023), dirigido pelos irmãos André e Renato Novais, e vencedor do Prêmio do Júri Popular no Festival de Tiradentes. Maria José Novais Oliveira faleceu em 2018. A atriz foi homenageada em mostras e festivais, como no projeto "Cine Santê", no Cine Santa Tereza, e na "Primeira Semana do Cinema Negro".

Filmografia

Alzheimer, 2009, curta, André Novais Oliveira, Gabriel Martins e Maurílio Martins
Ela volta na quinta, 2014, de André Novais Oliveira
Quintal, 2015, curta, André Novais Oliveira
Elon não acredita na morte, 2016, Ricardo Alves Jr
O natal de Rita, 2017, telefime Ricardo Alves Jr
Temporada, 2018, André Novais Oliveira
No coração do mundo, 2019, Gabriel Martins e Maurílio Martins
Angela, 2019, curta, Marília Nogueira
Desterro, 2020, Maria Clara Escobar
Ataléia, 2021, curta, André Novais Oliveira
Nossa mãe era atriz, 2023,  André  Novais Oliveira e Renato Novais




::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.