Ano 20

Bárbara Colen

*17 de fevereiro de 1986 - Belo Horizonte - MG

Cena do filme Bacurau, de Juliano Dornelles e Kléber Mendonça Filho
Cena do filme Bacurau, de Juliano Dornelles e Kléber Mendonça Filho
De tempos em tempos, o cinema brasileiro revela atrizes que são essencialmente cinematográficas, e que ainda que atuem em outros espaços, a câmera de cinema parece ter uma história de amor com elas. Como é o caso da bela e talentosa Bárbara Colen.
 
Bárbara Colen tem formação artística pela escola de teatro Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, onde teve experiências de palco em trabalhos de formatura. Graduada em Direito, largou a carreira na área para se dedicar exclusivamente a de atriz. A estreia no cinema se deu no premiado curta Contagem, dirigido por Gabriel Martins e Maurílio Martins, da produtora Filmes de Plástico. Na sequência, chegou ao longa com outro filme de destaque, Aquarius, de Kléber Mendonça Filho, em que interpretou na juventude a mesma personagem depois vivida pela protagonista Sônia Braga. Tem também atuações de destaque em Baixo Centro, de Ewerton Belico e Samuel Marotta, e em No coração do mundo, longa que retoma os personagens do curta Contagem e novamente dirigido por Gabriel e Maurílio. Depois, atua em Breve Miragem do Sol, que protagoniza ao lado de Fabrício Boliveira.
 
Bárbara Colen volta a ter ainda mais destaque ao se reencontrar com o cinema de Kléber Mendonça Filho, agora ao lado de Juliano Dornelles, no premiado e comentado Bacurau, ao lado de grande elenco, inclusive novamente Sônia Braga. A exibição do filme no Festival de Cannes, no qual recebeu o Prêmio do Júri,  ficou marcada pelo protesto da equipe do filme contra o golpe ao governo Dilma Rousseff. A atriz atua também na televisão, no especial "Dia de Reis" e nas séries "Onde está meu coração" e "Hit Parade". Fogaréu, de Flávia Neves, e Desterro, de Maria Clara Escobar são mais dois longas em que atuou.
 
Filmografia
 
Contagem, 2010, curta, Gabriel Martins e Maurílio Martins
Aquarius, 2016, Kleber Mendonça Filho
Baixo Centro, 2018, Ewerton Belico e Samuel Marotta
No coração do mundo, 2019, Gabriel Martins e Maurílio Martins
Breve miragem do sol, 2019, Eryk Rocha
Bacurau, 2019, de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho
Desterro, 2020, Maria Clara Escobar
Fogaréu, 2022, Flávia Neves

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.