Yara de Novaes
*25 de agosto de 1966 - Belo Horizonte - MG
Cena de Samba Canção (2002), dirigido por Rafael Conde
Com atuação no teatro e no cinema, Yara de Novaes é uma das maiores atrizes de sua geração.
Yara de Novaes começou a carreira no Teatro e é nos palcos que vai desenvolver a maior parte de sua trajetória artística premiada e de grande impacto. A formação se deu na Oficina de Teatro do Pedro Paulo Cava, diretor de destaque no teatro mineiro. A atriz participa de grupos importantes como Encena, Odeon e Grupo 3 de Teatro, em espetáculos marcantes como “A Lira dos 20 Anos”, "O Beijo no Asfalto”, “Ricardo III” e “Contrações”. A estreia no cinema se dá com o cineasta Rafael Conde, de quem se tornará grande parceira, fazendo preparação de atores para filmes do cineasta mineiro como Françoise e A hora vagabunda. Yara de Novaes protagoniza o primeiro longa de Conde, o divertido, anárquico e inteligente Samba canção.
Yara de Novaes prossegue a parceria com Rafael Conde na preparação de atores nos belos Chuva nos telhados antigos e Fronteira - neste último, faz uma participação. A atriz atua também no longa Os 12 trabalhos, dirigido por Ricardo Elias, protagoniza Doce segredo de Bárbara, belo curta dirigido por Paulo Augusto Gomes, além de outros filmes.
Filmografia
Samba canção, 2002, Rafael CondeOs 12 trabalhos, 2006, Ricardo EliasTampinha, 2006, curta, João Batista MeloFronteira, 2008, Rafael CondeDoce segredo de Bárbara, 2011, Paulo Augusto GomesDivaldo, o mensageiro da paz, 2019, Clóvis MelloDepois a louco sou eu, 2019, Julia RezendeMalu, 2024, Pedro Freire
Cena de Samba Canção (2002), dirigido por Rafael Conde
Veja também sobre ela
::Voltar