Ano 20

Elza Cataldo

*1959 - MG

Persona Filmes/Divulgação
Persona Filmes/Divulgação
Elza Cataldo nasceu em Minas Gerais, em 1954. É cineasta, produtora e roteirista.

Tem trajetória acadêmica na Universidade da UFMG, na Faculdade de Educação, onde foi professora e orientadora, e fez doutorado em Paris Cinq, na Sorbonne, e curso de cinematografia em Nanterre, na França. 

Atuou no mercado exibidor em Belo Horizonte, como sócia e programadora do Cinema Belas Artes, inaugurado em 1992, e outras salas de cinema, como Ponteio, Nazaré, Usina de Cinema e Cineclube Savassi.

A passagem do mercado exibidor para a carreira cineasta aconteceu a partir de um episódio com o crítico Rubens Ewald Filho, que lhe fez uma pergunta durante um festival internacional em 1998: “Você entende tanto de cinema, gosta tanto de cinema, estuda tanto cinema, se dedica tanto, você já pensou em fazer um filme?  A partir daí, Elza Cataldo se aproximou mais dos diretores e começou como assistente de direção de Helvécio Ratton no filme Amor & Cia. Aos poucos foi se distanciando da função de programadora, findada em 2007.

Elza realizou alguns registros de pesquisa para aquele que seria sua estreia como cineasta: o longa Vinho de Rosas (2005). Também assinou a produção e a realização do filme.

A estreia no formato curta se deu com o premiado  O Crime da Atriz (2007), adaptado conto do escritor russo Arkadi Avertchenko, protagonizado pelos atores do Grupo Galpão, para quem o filme faz uma homenagem.

Trabalhou na produção dos longas A Luneta do Tempo, de Alceu Valença, e O Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein.

Elza Cataldo dirigiu também A Santa Visitação (2006), Ouro Branco (2009), Lunarium - Retratos em Azul (2011), Lunarium - Sonhos e Utopia (2011), A Má Notícia (2013).

As Órfãs da Rainha (2023) é seu segundo longa-metragem de ficção.

Foto atualizada - Persona Filmes/Divulgação

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Ana Carolina
Cineasta de assinatura personalíssima e de filmografia inquietante.