Sonia de Paula
*26 de março de 1953 - Morro Agudo - SP
A primeira na foto, em cena de "Deu a louca nas mulheres" (1977), dirigido por Roberto Machado
Carismática e talentosa, Sonia de Paula tem extensa carreira no teatro, na televisão e no cinema.
Sonia de Paula nasceu em Morro Agudo, interior de São Paulo. No início, quis ser cantora, pois cantou em show de Jair Rodrigues em Orlândia, cidade vizinha onde foi criada. Vai para São Paulo, conhece Walmor Chagas, e começa aí a trajetória artística no teatro, onde vai desenvolver extensa carreira - a estreia é em “Abelardo e Heloísa”, com direção de Flávio Rangel. Tem também participação importante no teatro infantil, com o sucesso “Dona Baratinha quer casar”, entre outras peças. Tem outra atuação importante junto às crianças com seu projeto “Lê para mim”, que acontece em espaços culturais e escolas, com a participação de convidados - Fafá de Belém, Cláudia Raia, Elke Maravilha e Nicette Bruno foram alguns deles. A estreia em televisão foi uma participação em “A Patota” (1972/73), novela de Maria Clara Machado, já sua projeção nacional veio como Ciça, na inesquecível “Estúpido Cupido” (1976/77), de Mário Prata. Em “A Sucessora” (1978/1979), de Manoel Carlos, tem uma atuação marcante como Isabel, em composição arrebatadora em que alterna momentos de graça, tristeza e fúria - atua em várias outras e faz sucesso também em “A Indomada” 1997), de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares. A estreia no cinema se dá na década de 1970 com Alberto Pieralisi em dois filmes: Café na cama (1973) e Oh, que delícia de patrão (1974).
Sonia de Paula marca presença no cinema popular da década de 1970, sendo dirigida por grandes cineastas do gênero, como Luís Antonio Piá, Roberto Machado, José Miziara e Cláudio Cunha. Integra o cinema de Os Trapalhões em O Incrível Monstro Trapalhão, dirigido por Adriano Stuart, é dirigida por Alex Viany em A Noiva da Cidade, e por Bruno Barreto em Índia, a filha do sol. Depois de alguns anos afastada do cinema, retorna como Irmã Bula em As Meninas, dirigido por Emiliano Ribeiro, uma adaptação de um dos maiores romances da literatura brasileira escrito por Lygia Fagundes Telles.
Filmografia
Café na cama, 1973, Alberto PieralisiOh, que delícia de patrão, 1974, Alberto PieralisiO varão de Ipanema, 1976, Luís Antonio PiáDeu a louca nas mulheres,1977, Roberto MachadoA noiva da cidade, 1978, Alex VianyEmbalos alucinantes: A troca de casais, 1978, José MiziaraSábado alucinante, 1979, Cláudio CunhaO preço do prazer, 1979, Levi SalgadoO incrível monstro trapalhão, 1980, Adriano StuartÍndia, a filha do sol, 1982, Bruno BarretoAs meninas, 1995, Emiliano Ribeiro
A primeira na foto, em cena de "Deu a louca nas mulheres" (1977), dirigido por Roberto Machado
Veja também sobre ela
::Voltar