Cleo Pires
*02 de outubro de 1982 - Rio de Janeiro
Cena de Benjamim, 2003, Mauro Lima
Cleo Pires tem talento artístico na veia. Seus pais são Glória Pires – a mais talentosa atriz da televisão de sua geração; o pai é Fábio Jr – bom ator e também compositor e cantor de sucesso; e o padrasto é o compositor e cantor Orlando Morais.
Cleo Pires foi revelada para o grande público no filme Benjamim, segundo longa-metragem da cineasta Monique Gardenberg. Aliás, foi Monique quem descobriu a atriz em Cleo Pires, que não queria seguir a carreira da mãe, pois não se sentia atraída para atuar em novela ou no teatro. Benjamim é um belo filme adaptado do romance de Chico Buarque e protagonizado por Paulo José, Cléo Pires e Danton Mello. Cleo se sai muito bem interpretando papel duplo: Ariela Masé e Castana Beatriz – recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio. Essa ótima estreia lhe convenceu da carreira e carimbou seu passaporte para as novelas, estreando no formato em outro papel de sucesso em América (2005), de Glória Perez. Na novela ela é Lurdinha, uma ninfeta que seduz um quarentão vivido por Edson Celulari – a rigor, a primeira atuação da atriz na TV foi uma participação na minissérie Memorial de maria moura, em 1994; e a primeira aparição na novela Vale tudo, em 1988.
O segundo filme de Cleo Pires é o grande sucesso Meu nome não é johnny, em que atua ao lado de Selton Mello, e que marca a estreia do cineasta Mauro Lima, premiado diretor de videoclipes. Cleo Pires dá sequência à carreira no cinema, atuando em filmes de cineastas como Fábio Barreto, Jayme Monjardim, Leandro Lima, Marcos Bernstein, Bruno Barreto, entre outros.
Filmografia
Benjamim, 2003, Monique GardenbergMeu nome não é johnny, 2008, Mauro LimaLula, o filho do Brasil, 2009, Fábio BarretoQualquer gato vira-lata, 2011,Tomas Portella e Daniela de CarloO tempo e o vento, 2012, Jayme MonjardimRio, eu te amo, 2014, episódio Inútil paisagem, José PadilhaQualquer gato vira-lata 2, 2015, Marcelo Antunez e Roberto SantucciOperações especiais, 2015, Tomas PortellaMais forte que o mundo: A história, 2016, Afonso PoyartLegalidade, 2019, Zeca BritoBandida, 2019, curta, Leandro LimaO amor dá voltas, 2019, Marcos BernsteinTerapia do medo, 2021, Roberto MoreiraO segundo homem, 2022, Thiago LucianoMe tira da mira, 2022, Hsu Chien HsinEu sou Maria, 2023, Clara LinhartVovó ninja, 2024, Bruno Barreto
Cena de Benjamim, 2003, Mauro Lima
Veja também sobre ela
::Voltar
