Ano 20

Liza Vieira

*18 de setembro de 1949 - São Paulo - SP

Cena de Contos eróticos, 1977, episódio de Eduardo Escorel
Cena de Contos eróticos, 1977, episódio de Eduardo Escorel
Presença constante em várias novelas, sobretudo na época da TV Tupi, onde quase sempre encarnava as mocinhas ingênuas, Liza Vieira atuou também no cinema nacional. A atriz tem uma carreira de cerca de 10 filmes, em que um dos pontos altos é o filme em episódios Contos eróticos

Liza Vieira começou sua carreira nos palcos ainda no tempo de estudante, fazendo teatro amador. A atriz estréia na TV e no cinema nos anos 1970, primeiro na telinha, com a novela Camomila e bem-me-quer, sucesso da mestre Ivani Ribeiro, em 1972. Dois anos depois chega ao cinema, época em que o cinema popular lotava as salas dos cinemas em todo o Brasil. A atriz atuou em filmes de diretores como Ody Fraga, Fauzi Mansur e José Miziara. Seu primeiro filmes é o marcante Pensionato de mulheres, de Clery Cunha, de 1974.

Liza Vieira atua em várias produções do cinema popular, um dos grande momentos é em Amantes de um homem proibido, de José Miziara, No meio dessa trajetória, atua também sob a direção de Walter Hugo Khouri no ótimo Paixão e sombras, e no premiado Contos eróticos, importante filme em episódios dirigido por Eduardo Escorel, Roberto Palmari, Roberto Santos e Joaquim Pedro de Andrade. No longa, Lisa Vieira participa do episódio O arremate, de Escorel, seu maior momento no cinema e e em que imprime seu talento dramático como uma jovem que é estuprada pelo patrão do seu pai, com o consentimento do último.


Filmografia

Pensionato de mulheres, 1974, Clery Cunha
O supermanso, 1974, Ary Fernandes
A carne, 1975, J. Marreco
Amantes, amanhã se houver sol, 1975, Ody Fraga
A noite das fêmeas, 1976, Fauzi Mansur
O mulherengo, 1976, Fauzi Mansur
Paixão e sombras, 1977, Walter Hugo Khouri
Contos eróticos, episódio O arremate, 1977, Eduardo Escorel
A noite dos duros, 1978, Adriano Stuart
Amantes de um homem proibido, 1978, José Miziara
O inseto do amor, 1980, Fauzi Mansur

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.