Ano 15

20a Mostra de Cinema de Tiradentes

Cena de Divinas divas, de Leandra Leal
É grande a expectativa para a abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes na próxima quinta, 20, marcando os 20 anos de trajetória de um dos festivais mais importantes e queridos do país. E isso porque além da justa comemoração de duas décadas ainda vai homenagear duas mulheres de gerações distantes e representativas do cinema brasileiro: as atrizes e cineastas Helena Ignez e Leandra Leal.

Um dos maiores símbolos do Cinema de Invenção, ou Cinema Marginal, Helena Ignez é muito mais que musa, já que foi uma dos pensadores do movimento. E nesse pensamento ela - ao lado, sobretudo, de Maria Gladys - inaugurou tanto um novo corpo estético em cena, como subverteu variadas formas de interpretação. Não à toa, tornou-se referência até os dias de hoje. 

Já Leandra Leal é um dos nomes de destaque de sua geração. Ainda adolescente causou sensação na estreia cinematográfica em A ostra e o vento (1997), de Walter Lima Jr, impacto que se repetiu em vários outros momentos de sua carreira, como em Nome próprio (2007), de Murilo Salles, e em O lobo atrás da porta (2013), de Fernando Coimbra,

As duas receberão o prêmio de homenagem da 20a Mostra, o Troféu Barroco, e caberá à Leandra Leal abrir a programação com o filme que dirigiu, Divinas divas, sobre geração de travestis pioneiras no Rio de Janeiro.

A apresentação de Divinas divas acontece no Cine Tenda, às 21h.

Realizada pela Universo Produção - Raquel Hallak, Fernanda Hallak e Quintino Vargas -, a 20a Mostra de Cinema de Tiradentes tem como temática central " Cinema de Reação, Cinema de Reinvenção".

A Mostra acontece de 20 a 28 de janeiro em vários espaços da cidade, e tem programação formada por exbição de curtas, médias, longas, seminários, debates, oficinas, lançamento de livros, atrações musicais, cortejo e exposição. Todas as atrações são gratuitas.

O grande destaque é a Mostra Aurora, recorte competitivo da Mostra que premia até terceiros filmes de realizadoras e realizadores.


**************************
20a Mostra de Cinema de Tiradentes
De 20 a 28 de janeiro de 2017
Programação complea
www.mostratiradentes.com.br

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior