Ano 13

A Sala Darlene Glória é dedicada ao registro dos prêmios e homenagens recebidos pelo site.

Prêmios


Quepe do Comodoro

Site Mulheres do Cinema Brasileiro recebe o  “Quepe do Comodoro 2004”,  prêmio criado pelo cineasta Carlos Reinchenbach: 
Categoria Prêmio Especial do Comodoro.



Justificativa para o recebimento do prêmio categoria Prêmio Especial do Comodoro:


pesquisador Adilson Marcelino recebe o Quepe do Comodoro - Crédito: Vebis Júnior
ADILSON MARCELINO - Prêmio Especial Adilson Marcelino, jornalista, independente e voluntariamente, manteve durante 8 meses, de 31 de julho de 2003 até 17 de março de 2004, o fotolog chamado MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO, onde foram homenageadas 164 atrizes, das mais diferentes épocas e gêneros. Marcelino conseguiu - recentemente - colocar em atividade um site inteiramente voltado ao mapeamento das atrizes brasileiras no Cinema Nacional.
Carlos Reichenbach - Cineasta e Idealizador do Prêmio Quepe do Comodoro, janeiro de 2005


Filme em Minas

O site Mulheres do Cinema Brasileiro foi contemplado com o patrocínio no programa “Filme em Minas” – 5ª Edição, Biênio 2011/2012, do programa de incentivo à produção audiovisual do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com a Cemig, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 


Homenagens


Anselmo Duarte - Cineasta

18 de janeiro de 2006


Prezado Adilson,
Fiquei muito satisfeito em folhear as páginas do seu excelente site "Mulheres do Cinema Brasileiro". São iniciativas desta grandeza que enobrecem o trabalho dos profissionais de cinema e estimulam os novos talentos a se dedicarem ao aperfeiçoamento do nosso cinema. Resgatar a memória dessas valentes damas que povoaram os sonhos de tantas gerações com pesquisa séria e desinteressada faz de você um exemplo a ser imitado.
Receba o meu aplauso, a minha admiração e a minha gratidão.





Carlo Mossy - Cineasta

4 de fevereiro de 2006


Caro Marcelino,
Da mesma forma que o nosso queridíssimo Anselmo Duarte, eu também adorei o teu site. Muito mais do que uma afirmação à paixão feminina, também cinematograficamente falando, claro, com certeza, uma nobre instituição, igualmente passional, emoldurada na sensibilidade, independência, glamour e capacidade criadora por elas irradiado no tempo e no espaço. Impossível privar-se de suas participações em todos os nossos fotogramas existenciais. Parabéns pela magna iniciativa.





Paulo Augusto Gomes - Cineasta

16 de fevereiro de 2006


Grande Adilson,
Acabo de navegar pelo belo site que você criou, o Mulheres do Cinema Brasileiro. Isabel Lacerda me contou que havia dado uma entrevista para ele e me convidou a ler o texto. Achei fantástico, você está fazendo um trabalho da pesada, reunindo uma documentação fundamental, imprescindível para quem se interessa pelos destinos do cinema do nosso país. Sei, pelo que já acompanhei do seu trabalho, da sua ernergia e inteligência e quero deixar-lhe um grande abraço, desejando-lhe todo sucesso nessa (e em outras!) bela empreitada.




 

 

Sala 
 Darlene Glória
Furacão cinematográfico, com vários prêmios no currículo e atuações arrebatadoras