Começa a 11a CineBH
        
             Cena de Corpo elétrico (2017), de Marcelo Caetano
        
        Cinema de Urgência. Essa é a temática da 11ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que começa hoje, 22, em vários espaços da capital com programação gratuita.
            Cena de Corpo elétrico (2017), de Marcelo Caetano
        
        Cinema de Urgência. Essa é a temática da 11ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que começa hoje, 22, em vários espaços da capital com programação gratuita.
Realizada pela Universo Produção – Raquel Hallak, Fernanda Hallak e Quintino Vargas -, que também realiza a Mostra de Cinema de Tiradentes e a Cineop – Mostra Cinema de Outo Preto, a CineBH focaliza o mercado. Em Tiradentes o cinema brasileiro conteporãneo; e em Ouro Preto, o cinema patrimônio.
A abertura acontece no Cine Theatro Brasil Vallourec às 20h com uma performance e a exibição do longa inédito em BH, Corpo elétríco, do cineasta mineiro Marcelo Caetano.
Antes da exibição do filme, o público confere uma performance dirigida por Chico de Paula e Grazi Medrado, em cerimônia que tem como apresentadora a atriz Lira Ribas - presença inesquecível no premiado curta Estado itinerante, dirigido por Ana Carolina Soares, que será exibido na Mostra.
As últimas aberturas das mostras da Universo têm sido uma atração à parte desde que as cenas negras e urbanas têm sido o nervo pulsante da cerimônia. Daí, que a expectativa é boa mais uma vez por saber da dupla de diretores e dos nomes envolvidos na atração:  G. A. Barulhista, Mc Douglas Din, Duo Paralelo (Marise Diniz e Ailton Gobira), grupo de passinho do Aglomerado da Serra Passistas Dancy (Lá da Favelinha) e intervenção videográfica da NAV Filmes.
Até o dia 27 de agosto, a 11ª CineBH vai apresentar uma programação intensa formada por exibição de longas, média e curtas, exposição e diversas atrações artísticas em palcos espalhados pela cidade: Cine Theatro Brasil Vallourec, Sesi Museu de Artes e Ofícios, Cine Humberto Mauro, Teatro Sesiminas, Sesc Palladium , MIS Cine Santa Tereza, CentroeQuatro Centro Cultural, Praça Duque de Caxias e a Serraria Souza Pinto e Praça da Estação.
Serão 101 filmes nacionais e internacionais – 41 longas; 1 média; 59 curtas - , de 16 países (Brasil, França, Reino Unido, Estado Unidos, Portugal, Senegal, Alemanha, Japão, China, Rússia, Áustria, Líbano, Síria, Emirados Árabes, Qatar e Tailândia) e de seis estados brasileiros (MG, GO, RJ, SP, RS e PR).
Um dos destaques dessa edição é a parceria com a a MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, com exibição de clássicos na Praça da Estação, como O garoto, de Charles Chaplin – exibido nesta terça, às 19h, com acompanhamento da Orquestra de Câmara Sesiminas; e outros como Eles Vivem, de John Carpenter, Blade Runner, de Ridley Scot, E.T., de Steven Spielberg.
Faz parte da Mostra CineBH, o 8º Brasil Cinemundi, em que profissionais de vários países, como programadores de festivais internacionais e produtores se reúnem para uma intensa programação de cooperação, intercâmbios, capacitação, apoio e coprodução a novos projetos de longas brasileiros.
A  CineBH homenageia, em sua 11ª edição, o cineasta francês Pierre Léon, que terá sua obra exibida em retrospectiva.
11ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo HorizonteProgramação completa www.cinebh.com.br
    
		::Voltar
    
    
    
  
    
 
     Cena de Corpo elétrico (2017), de Marcelo Caetano
            Cena de Corpo elétrico (2017), de Marcelo Caetano
        
