Ano 15

Mostra de Tiradentes homenageia Grace Passô

Crédito: Lucas Ávila
Grace Passô é a homenageada da 22a Mostra de Cinema de Tiradentes.


A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a 22a edição de 18 a 26 de janeiro de 2019. Realizada pela Universo Produção - Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallack -, a mostra tem como foco o cinema contemporâneo e se soma às outras duas realizadas pela Universo, Mostra de Ouro Preto - Cineop e Mostra Belo Horizonte, CineBH, respectivamente sobre cinema patrimônio e mercado.

Nessa edição de 2019, a grande homenageada será a atriz, diretora de teatro e dramaturga Grace Passô. Como o tema é cinema contemporâneo nada mais justo e apropriado que essa escolha, pois Grace é hoje sinônimo do que mais de atual se faz nas artes cênicas e também no cinema. E levando-se em conta a temática da 22a Mostra, "Corpos Adiantes", nenhum outro nome na cena atual tem mais acentuado esse signo do que a artista.

Grace Passô chamou atenção desde que surgiu nos palcos mineiros, seja atuando em alta carga dramática em espetáculo sobre o Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, como presença cômica em Andarilhos do Repente, do Grupo Armatrux, e depois como cofundadora da Cia. Clara, na qual marcou época nas primeiras montagens de Todas as Belezas do Mundo e Coisas Invisíveis. A consagração nacional unânime veio com o espetáculo Por Elise, do grupo Espanca!, cofundado por ela, que assinou a direção e dramaturgia do espetáculo, além de atuar. A esse se seguiram outros grandes momentos da cia., como Amores Surdos, dirigido por Rita Clemente. Depois, desliga-se do Espanca! e atua em várias frentes, em trabalhos com o Grupo Lume, Grupo dos 3, e também com a Companhia Brasileira de Teatro, cujo último espetáculo é Negro.

Grace Passô tem presença impactante em cena e é mesmo impossível desviar os olhos dela. É a mais perfeita definição do corpo político, um corpo negro inaugural e propagador de significados e significantes, encarnado em seu solo arrebatador Vaga Carne, que foi filmado, dirigido por Ricardo Alves Jr e por ela, para ser exibido na abertura da mostra em Tiradentes. - Há alguns meses, Grace Passô foi a curadora, ao lado de Soraya Martins e Luciana Romagnolli, do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte - FIT BH, cujo tema era exatamente "Corpos Dialetos".

Devido ao enorme talento de Grace Passô nada mais natural que chegasse ao cinema com a mesma força e impacto. O primeiro grande momento, depois de algumas atuações, foi  em Elon não acredita na morte (2016), de Ricardo Alves Jr., e a projeção nacional começou com Praça Paris (2017), de Lucia Murat, premiada Melhor Atriz na Premiére Brasil do Festival do Rio - e também Melhor Direção para Murat.

Já a consagração maior, inclusive internacional, onde foi premiada no Festival de Turim, na Itália, veio com Temporada, de também Melhor Atriz e Melhor Filme no último Festival de Brasília. Temporada tem direção de André Novais Oliveira, da Filmes de Plástico, um dos mais notáveis, talentosos e importantes cineastas do cinema brasileiro atual, e cuja produtora vem lançando filmes premiados no Brasil e no exterior. Os próximos longas a serem lançados são No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurílio Martins, que tem Grace com uma dos protagonistas; e Marte Um, de Gabriel Martins.

Temporada, que chega aos cinemas em janeiro, também poderá ser conferido na Mostra de Cinema de Tiradentes. Ainda na Mostra, Grace Passô fará uma performance, Grão da Imagem, com participação do músico Barulhista.

Grace Passô nas palavras de Cleber Eduardo, curador da Mostra do Cinema de Tiradentes:

"Para Cleber Eduardo, a importância de Grace Passô está justamente na força de sua presença, tanto física quanto simbólica. “Grace é uma atriz bastante física e se relaciona fortemente à temática deste ano. Um corpo que não é prescrito pelas convenções do que deve estar no protagonismo das imagens, e isso serve como um sentido político na nossa escolha. Ela é um só corpo, mas também muitos, muitas mulheres, todas com sua marca distinguível, cada uma única em si”, exalta o coordenador curatorial. “Grace é uma criadora, sob todos os aspectos. Ao vestir o interior e o exterior de outras mulheres em seu corpo, ela inventa vidas, presenças, modos de falar, de caminhar, de respirar, de olhar e de existir”. 

A 22a Mostra de Cinema de Tiradentes apresentará uma programação intensa e gratuita de 18 a 26 de janeiro, com exibição de filmes - longas, médias e curtas -, debates, oficinas, lançamentos de livros, atrações artísticas, e ainda a realização da mostra competitiva Aurora.


*****************

Acompanhe a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2019.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao  
 Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 
Serviço
 22ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 18 a 26 de janeiro de 2019

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:   COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC em Minas
Fomento: CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CULTURA - GOVERNO FEDERAL|ORDEM E PROGRESSO

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO 

Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   
Largo das Fôrras 
Largo da Rodoviária
Escola Estadual Basílio da Gama  
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Universo Produção| (31) 3282.2366 - Laura Tupynambá – (31) 99534.6310  imprensa@universoproducao.com.br
ETC Comunicação | (31) 2535.5257 | 99120.5295 – Núdia Fusco -  nudia@etccomunicacao.com.br
Luciana d’Anunciação – luciana@universoproducao.com.br
Produção de texto: Marcelo Miranda

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior