Ano 16

22a Mostra de Tiradentes - Temática

A Universo Produção - Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallak - é responsável por três mostras de cinema em Minas Gerais consagradas nacionalmente: Mostra de Tiradentes, Mostra de Ouro Preto – Cineop, e Mostra de Belo Horizonte – CineBH. A primeira voltada ao cinema brasileiro contemporâneo, a segunda ao cinema como patrimônio, e a terceira voltada ao mercado.

A cada edição, uma temática norteia a programação, e, dessa forma, eixos como “Processos Audiovisuais de Criação”, “Qual o lugar do cinema hoje?”, “Espaços em conflito” e “Cinema de ação, Cinema de reinvenção” foram contemplados tanto a partir dos filmes exibidos como também nos debates realizados nos encontros entre realizadores, críticos e público.

Para a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 18 a 26 de janeiro de 2019, a temática escolhida é “Corpos Adiante”. Eixo que permeia, inclusive, a artista homenageada dessa edição, a atriz, diretora de teatro e dramaturga Grace Passô.

Segundo os organizadores da Mostra de Tiradentes, essa temática aborda “o corpo como potência, pendor político e social, presença, infinitude. A celebração do corpo – em todas as suas possibilidades de expressão e enunciação – estará no centro da programação da 22a Mostra de Cinema de Tiradentes”. 

A curadoria apresenta o recorte: 

“A definição da temática “Corpos Adiante” como mote da 22a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes partiu do desejo de valorizar a presença física, tanto no interior de uma sala de cinema quanto no espaço público e também como projeção do futuro. “O adiante é logo ali”, define Cleber Eduardo, coordenador curatorial da Mostra. “São corpos do presente, com suas dores de várias naturezas e opressões, corpos resistentes em seus lugares, persistentes em seus desejos, pacientes em suas lutas de afirmação, entre conflitos e atritos, ritos e mitos”. 

A curadoria buscou encontrar tanto nas representações estéticas do audiovisual quanto nos acontecimentos recentes do noticiário brasileiro e mundial as relações possíveis entre corpos que ocupam os espaços que o tempo contemporâneo lhes oferece e, muitas vezes, tenta lhes atribuir. “Antes do corpo no cinema, o corpo está em todo lugar, primeiro como matéria de carne, ossos, sangue, pele, cérebro e músculos, capacidades sensoriais, intelectuais e emocionais, aparência e superfície. Depois vem o corpo como sujeito, agente, escolha existencial”, define Cleber Eduardo”. 

A 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes tem programação intensa e gratuita. Na agenda, exibição de longas, médias e curtas, debates, seminários, oficinas, lançamentos de livros, atrações artísticas, e muito mais. 


***
22ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Acompanhe a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2019.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao  
 Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 Serviço
 22ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 18 a 26 de janeiro de 2019

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio:   COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC em Minas
Fomento: CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA - GOVERNO FEDERAL|ORDEM E PROGRESSO

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO 
Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   
Largo das Fôrras 
Largo da Rodoviária
Escola Estadual Basílio da Gama  

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior