Ano 16

22Mostra de Tiradentes homenageia Grace Passô

Crédito: Leo Lara/Universo Produção
Com a exibição do média Vaga carne e homenagem à atriz, dramaturga e diretora de teatro Grace Passô, a cerimônia de abertura da 22a Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário oficial do audiovisual brasileiro.

Realizada pela Universo Produção - Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallak -, a Mostra de Tiradentes chega a vigésima segunda edição tendo como eixo temático "Corpos Adiante".

Até o dia 26 de janeiro de 2019, a bela e histórica Tiradentes vai ser palco para o cinema brasileiro contemporâneo em programação intensa e gratuita formada por exibição de curtas, médias e longas, seminários, debates, lançamentos de livros, cortejo, atrações artísticas e muito mais.

Na homenagem à Grace Passô, que receberá o Troféu Barroco, além do inédito média Vaga Carne, dirigido por ela e pelo cineasta Ricardo Alves Jr, a partir do monólogo teatral da homenageada, serão exibidos ainda os longas Elon não acredita na morte, de Ricardo Alves Jr, e Temporada, de André Novais Oliveira, premiado no Festival de Brasília e no Festival de Turin, Itália. Compõe ainda a programação a performance Grão de Imagem, com Grace e o músico Barulhista.

Um dos destaques da Mostra de Tiradentes é a a Mostra Aurora, recorte competitivo do evento que premia longas de cineastas em até terceiro filme no curriculo. Outro destaque é também a competitiva Mostra Olhos Livres com o prêmio Carlos Reichenbach para longas que apostam na inventividade e na experimentação estéticia.

Outro grande destaque da programação é o Encontro do público, crítica e realizadores, que acontece no dia seguinte após a exibição dos filmes da Aurora, da Olhos Livres, de alguns outros longas em pré-esteia, e também dos curtas distribuídos ente mostras como Foco e Panorama.

E por fim, as atrações artísticas, que, nesta edição, contará com grandes e importantes nomes da negritude da cena mineira, como a homenageada e também as atrizes Zora Santos, Rejane Faria e Nath Rodrigues - também musicista, a dançarina Elisa Nunes, a poeta Nívea Sabino, as produtoras Grazi Medrado e Aline Vila Real, e a professora Leda Maria Martins. 

A 22a Mostra de Cinema de Tiradentes vai apresentar um programação vasta com 108 filmes - 28 longas, 2 médias e 78 curtas - em 49 sessões; 30 debates e encontros.

Nove estados estarão presentes: Minas Gerais com 5 filmes; Rio Janeiro com 7; São Paulo com 6; Ceará com 3; Bahia com 2; Acre com dois; Pernambuco com 2; e Paraíba com 1.

Confira a programação completa no site
www.mostratiradentes.com.br


******************************

 Acompanhe a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2019.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao   
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

Serviço
 22ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 18 a 26 de janeiro de 2019
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio:  TAESA, KINEA/Itaú, CSN, CBMM, CEMIG, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC em Minas
Fomento: CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Apoio: ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA, SESI FIEMG, OI, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, TRES, WALS CERVEJA ARTE, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SENAC, CINEMA DO BRASIL, DOT, MISTIKA, CTAV, NAYMAR, CINECOLOR, GLOBO MINAS, CANAL BRASIL, EMBAIXADA DA FRANÇA, ETC FILMES, POLÍCIA MILITAR, PREFEITURA DE TIRADENTE E CENTRO CULTURAL AIMORÉS.
Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CIDADANIA | GOVERNO FEDERAL

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   
Largo das Fôrras  
Largo da Rodoviária
Escola Estadual Basílio da Gama

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior