Ano 16

22a Mostra de Tiradentes-Grace:Troféu Barroco

Grace Passô recebe Troféu Barroco - Crédito: Leo Lara
A entrega do Prêmio Barroco para a atriz, dramaturga e diretora Grace Passô, grande homenageada da 22a Mostra de Cinema de Tiradentes, na sexta, 18 de janeiro, foi precedida de bela cerimônia de abertura dirigida por Chico de Paula e Grazi Medrado.

Grace Passô, que chegou ao cinema não diferente de sua trajetória no teatro, ou seja, arrebentando de talento na interpretação de seus personagens e arrebatando prêmios - Festival de Brasília, Festival de Turin, na Itália, e agora o Troféu Barroco em Tiradentes.

Durante a Mostra, alguns trabalhos da atriz compõe a Mostra Homenagem: os longas Elon não acredita na morte, de Ricardo Alves Jr, e Temporada, da André Novais; tem também o inédito Vaga Carne, uma transcriação de seu monólogo teatral homônimo, média dirigido por ela e por Ricardo Alves Jr, especialmente para exibição na Mostra. E por fim, a performance Grãos de Imagem, com ela e o músico Barulhista.

Grace Passô subiu ao palco para receber o Troféu Barroco ao lado de sua mãe. A atriz fez discurso de agradecimento de alto teor político.

Ressaltou a importância da permanência da Mostra, que segundo Raquel Hallak, diretora da Universo Produção, momentos antes no púlpito, falara da dificuldade que foi colocar essa edição de pé, ainda que a Mostra já aconteça há duas décadas e abra o calendário do audiovisual brasileiro como momento importantíssimo para o nosso cinema.

Grace disse que de coração gostaria de expressar sua alegria pela homenagem, que, segundo ela, é uma celebração de sua existência. 

Disse também que entendia, com sua homenagem, todas as atrizes pretas do país estavam sendo homenageadas também. "Vocês todas estão aqui comigo".

Sua mãe, que também expressou sua alegria "Minha felicidade é indescritível", arrematou, sendo ovacionada pela plateia que lotou o Cine Tenda: "A arte é muito importante".

Grace Passô, que bradou "Lula Livre", fez também a defesa dos corpos, dizendo se sentir agraciada com a temática dessa 22a edição da Mostra,  "Corpos Adiante".

- Os corpos podem tudo! Não tem limite para os corpos!

Ao vê-la e ouvi-la no palco foi impossível não perceber o acerto da Mostra de Tiradentes, não só por homenagear uma das mais talentosas e importantes artista desse país, como no perfeito sentido entre homenageada e temática.

Grace Passô é  mesmo puro, pulsante, potente e urgente Corpo Adiante.


****************************

22a Mostra de Cinema de Tiradentes - de 18 a 26 de janeiro de 2019
Programação conpleta
www.mostratiradentes.com.br

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior