Ano 16

14a Cineop - Atrações Artísticas

Dona Jandira - Crédito: Daniel Mansur

De 05 a 10 de junho, Ouro Preto sedia a 14 Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto, realizada pela Universo Produção - Raquel Halak, Quintino Vargas, Fernanda Halak.

A Cineop integra o circuito de mostras da Universo formado ainda pela Mostra de Cinema de Tiradentes e Mostra BH - Mostra de Cinema de Belo Horizonte.

Todas três têm programação gratuita e apresentam programação extensa: exibição de longas, médias e curtas, seminários e debates, oficinas, lançamentos de livros, mostrinhas e muito mais. Só de filmes, a 14a Cineop vai apresentar 105, entre curtas, médias e longas.

Um dos destaques da programação são as atrações artísticas, e a 14 Cineop não fugirá à regra. Música, literatura, artes cênicas e visuais vão tomar o palco do Sesc Cine Lounge Show - shows, performances, roda de conversa, lançamento de livros, exposição e Cortejo das Artes com a participação de grupos e bandas locais, regionais e destaques na cena contemporânea mineira.  

“A curadoria artística foi pensada com foco na diversidade, na contribuição ao fomento da produção cultural de diversas regiões do estado e a temática da mostra. Elaborada de forma compartilhada, a programação proporciona a reflexão e a valorização do patrimônio audiovisual brasileiro. Ser parceiro cultural da Mostra é, para o Sesc em Minas, uma oportunidade de reforçar as diretrizes e estratégias da instituição de promoção do bem-estar, da qualidade de vida das pessoas e seu desenvolvimento”, afirma Janaina Cunha, gerente de Cultura do Sesc em Minas. 

A programação artística acontece em um espaço personalizado, denominado Sesc Cine Lounge Show, que funciona no interior do Centro de Artes e Convenções e recebe a instalação de cenografia que integra  dois palcos - o palco principal e o palco lounge para sediar apresentações diárias, de 6 a 10 de junho, a partir das 22 horas. 


Programação 

Todos os shows acontecem das 22h às 3h, no Sesc Cine Lounge Show, no Centro de Convenções. A entrada é gratuita com retirada de senhas no dia de cada show, a partir das 22h, na bilheteria do espaço. 

A abertura da programação é uma homenagem à música e aos artistas ouro-pretanos – município que abriga a CineOP há 14 anos, e ao povo negro, pelo papel fundamental na construção da cidade. Simbolicamente, protagonismo que se faz ouvir por meio dos tambores, entre tantas outras manifestações artístico-culturais. Bandas locais, tradicionais e pungentes se apresentam no palco, ao ritmo dos tambores do Vilodum e do Candonguêro, além do Dj Pátrida. 

No dia 7 de junho (sexta), a Noite Brasilidades apresenta a ouro-pretana banda Forró de Bolso,   Dona Jandira,  e discotecagem da DJ La Lobba, 

A Noite Sons Urbanos, no dia 8 de junho (sábado), apresentao MC Roger Deff, o Chama o Síndico,  e o DJ Pátrida.

O domingo, 9 de junho, está reservado para a Noite Sons do Norte – Tradições e Contemporaneidade, com a banda Pássaro Vivo,  Julia Ribas,  e a DJ La Lobba.

No dia 10 de junho (segunda), fechando a programação, no Noite Antenas para Outros Territórios - Rock, banda Texas Radio  e O DJ Pátrida.


Outra Atrações Artísticas

Roda de Conversa no dia 7 com o cineasta baiano Edgar Navarro, homenageado da 14a Cineop, com mediação do jornalista Marcelo Miranda.

Cortejo das Artes no dia 8 pelas ruas de Ouro Preto, co  concentração no Cine Cemig na Praça, na Praça Tiradentes, com a participação de 12 grupos: Bloco do Zé Pereira; Cia. Estandarte; Charanga de Lata, Coletivo Calanga, do Contador de Histórias Xibil, Fanfarra Desembargador Horácio Andrade, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Guarda de Moçambique Santa Efigênia, Maracatrupe, Personagens da Turma do Pipoca e Renascer – grupo de seresta de Ouro Preto.
 
Lançamento de Livros

O Hall de Convivência do Centro de Convenções também recebe, no dia 9 de junho (domingo), às 12h30, o lançamento de quatro livros: “Caderno de Notas: Mestrado Profissional em Artes” (Unespar), de Marcos H. Camargo e Solange S. Stecz; “Cinema Brasileiro e Educação” (Unioeste), de Acir Dias da Silva e Salete Paulina Machado Sirino; “Cinema de Brincar” (Relicário), de Cezar Migliorin e Isaac Pipano; e “Gestão Cultural e Diversidade: do Pensar ao Agir” (Eduemg), de José Márcio Barros e Jocastra Holanda Bezerra. 

Exposição 

A exposição “Territórios regionais, inquietações históricas”retrata, em painéis e estrutura, com fotos, imagens e texto, as temáticas Preservação, “A regionalização e a formação do patrimônio audiovisual brasileiro”; História, “Territórios regionais, inquietações históricas”; e Educação, “Mulheres: terras e movimentos”. Em destaque, o homenageado desta edição, o cineasta baiano Edgard Navarro. A exposição pode ser visitada gratuitamente, de 06 a 10 de junho, das 10h às 19h. 


***********
Acompanhe a 14ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto e o programa Cinema Sem Fronteiras 2019.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: cineop.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / CineOP
No Instagram: @universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366 

SERVIÇO

14ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 5 a 10 de junho de 2019 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:  CEMIG |GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: Sesc em Minas

Parceria: Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Apoio: Oi, Instituto Universo Cultural, Café 3 Corações, Prefeitura de Ouro Preto, Embaixada da França no Brasil, Rede Globo Minas, Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, Canal Brasil, TV Escola e PMMG

Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA| MINISTÉRIO DA CIDADANIA | GOVERNO FEDERAL 

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO 

Cine Vila Rica

Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto

Praça Tiradentes

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior