Ano 16

23a Mostra de Tiradentes - Homenageados

Antonio Pitanga e Camila Pitanga - Crédito: Leo Lara
Está chegando uma das mostras de cinema mais importantes e queridas do país: Mostra de Cinema de Tiradentes. 

De 24 de janeiro a 1o de fevereiro acontece a 23a edição da Mostra, que tem como foco o cinema brasileiro contemporâneo.

Realizada pela Universo Produção - Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallak -, a Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual brasileiro.

A 23a Mostra de Cinema de Tiradentes tem como temática "A Imaginação como Potência", e homenageará os atores Antonio Pitanga e Camila Pitanga, pai e filha, integrantes de família talentosa - há também o filho e irmão Rocco Pitanga - e importante na história da cultura brasileira - cinema, televisão e teatro -, e também na militância negra.

Antônio Pitanga, que também e cineasta, é um ator de carreira cinematográfica de altíssima qualidade, com atuações memoráveis em filmes do Cinema Novo, como A Grande Feira, de Roberto Pires, Barravento, de Glauber Rocha, Ganga Zumba e A Grande Cidade, ambos de Carlos Diegues. 

Seu talento não o condicionou apelas ao Cinema Novo e ele circulou por várias fases do cinema brasileiro, em carreira que vai da década de 1960 até os dias atuais. Como cineasta, dirigiu o belo Na boca do mundo.

Camila Pitanga é muito conhecida pelos inúmeras novelas em que participou e protagonizou. E no cinema vem construindo carreira ascendente sendo dirigida por cineastas importantes e em filmes de destaque.

Dentre seus trabalhos de destaque nas telas estão Redentor, de Cláudio Torres, Saneamento Básico, o Filme, de Jorge Furtado, e Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, de Beto Brant e Renato Ciasca. E com Beto Brant codirigiu o documentário Pitanga, sobre seu pai.

A 23a Mostra de Cinema de Tiradentes tem abertura oficial no dia 24, no Cine-Tenda, destacando os dois homenageados com a exibição do longa Os Escravos de Jó, de Rosemberg Cariry, que tem Antonio Pitanga no elenco.

A programação da Mostra de Cinema de Tiradentes é toda gratuita e é formada por exibição de filmes - curtas, médias e longas -, oficinas , seminários, debates, atrações artísticas, lançamentos de livros.



23a Mostra de Cinema de Tiradentes - de 24 de janeiro a 1o de fevereiro
Programação completa
www.mostratiradentes.com.br


*********************************

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.universoproducao.com.br No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentesNo Instagram: @universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 
Serviço

23ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1o de fevereiro de 2020
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio:   CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC em Minas
Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL|ORDEM E PROGRESSO

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   
Largo das Fôrras 
Largo da Rodoviária

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior