Ano 16

7ª Mostra Cine BH

Cena de Os amigos, 2013, Lina Chamie
Realizada pela Universo Produções - Raquel Hallak, Quintino Vargas e Fernanda Hallak -, a Mostra Cine BH chega à sétima edição.

Se as outras mostras-irmãs, de Tiradentes e de Ouro Preto - e que formam o projeto Cinema sem Fronteiras - miram seus focos, respectivamente, no cinema contemporâneo e no cinema patrimônio, a Cine BH traz para a cena o cinema como mercado.

Por isso, o grande destaque é o Brasil Cinemundi, que promove o encontro entre produtores e curadores internacionais e realizadores brasileiros para possíveis e futuras coproduções, além de discussões de mercados, oficinas, workshops, debates, além da contemplação de um prêmio eleito pelo Júri Oficial.

A Mostra Cine BH teve abertura oficial na quinta, 10, com a exibição do longa em pré-estreia O homem das multidões, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes.

A programação segue até o dia 17 de outubro com a exibição de longas, médias e curtas, retrospectivas, oficinas, cine-escola, mostrinha de cinema e a atividades do Brasil Cinemundi..

Serão exibidos 69 filmes - 29 longas, 5 médias e 35 curtas - dos países Brasil, Estados Unidos, Polônia, Costa Rica, México, Espanha, Argentina, Portugal, França, Holanda, Uruguai, Chile, Canadá e Bélgica..

Outros destaques da programação são duas retrospectivas: uma dedicada ao diretor, roteirista e ator francês Alain Guiraudie, do premiado em Cannes Um estranho no lago;  e a outra ao diretor, produtor e roteirista chileno Jose Luis Torres Leiva, cujo último filme é Ver e Escutar, e que estará presente.

Já na programação de filmes brasileiros, alguns destaques são Sopro, de Marcos Pimentel, Olho nu, de Joel Pizzini, Os amigos, de Lina Chamie,  e Tatuagem, de Hilton Lacerda, 

A programação da 7ª Mostra Cine BH é toda gratuita e acontece na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (Cine Humberto Mauro, Teatro João Ceschiatti e Espaço Mari’stella Tristão) e no Sesc Palladium (Grande Teatro e Sala Prof. José Tavares de Barros).


::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior