Ano 15

7ª Mostra Cine BH - Cinemundi

Sara Silveira - credito: Leo Lara
Não poderia ter escolha mais acertada do que a da produtora Sara Silveira para abrir a cerimônia de premiação da 4ª edição do Brasil CineMundi na 7ª Mostra CineBH.

Em discurso improvisado, pois anunciou surpresa ao ser convocada para subir ao palco, Sara ressaltou a importância do CineMundi como canal possível de viabilização de coproduções entre o cinema independente brasileiro e países latino-americanos e da Europa.

Frisou que o CineMundi é o único evento desse perfil e porte no Brasil.

Mas o que mais chamou atenção no discurso de Sara Silveira é como ela conjuga a objetividade acumulada pela experiência de ter produzido tantos filmes - muitos premiados - com a centelha apaixonada pelo ofício que exerce.

A produtora articula em uma mesma fala números e cálculos estatísticos com palavras  - e desejos e vontades - como sonho e paixão.

Sara Silveira é mesmo uma mulher do cinema.


**************************************

Comunicado oficial da Universo Produção sobre os vencedores:

Belo Horizonte, outubro de 2013 - O Brasil CineMundi anunciou na noite de ontem o vencedor da sua 4ª edição: o longa-metragem Mormaço, projeto do Rio de Janeiro, da diretora, Marina Meliande e do produtor Leonardo Mecchi. O projeto foi premiado com materiais e serviços oferecidos pelos parceiros do Brasil CineMundi. 


Além do prêmio de melhor projeto, a 4ª edição do Brasil CineMundi selecionou  quatro produtores para participarem de eventos de mercado no exterior, ainda em 2013: Torino Film Lab, na Itália, e Ventana Sur, na Argentina. Vão para a Itália Leonardo Mecchi, do projeto Mormaço (RJ), e Thiago Macedo Correia, do projeto Elon Rabin Não Acredita na Morte (MG). Para a Argentina viajam Tatiana Leite, do projeto Benzinho (RJ), e Mannu Costa, do projeto Paterno (PE). 


O Brasil CineMundi - 4th International Coproduction teve início no dia 10 de outubro, dentro da 7ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.  Foram seis dias de debates e rodadas de negócios, com as participações de 16 convidados internacionais representativos da indústria audiovisual mundial de 11 países – França, Espanha, EUA, Argentina, Uruguai, Chile, Itália, México, Alemanha, Suíça e Brasil - interessados em estabelecer parcerias e conhecer a produção cinematográfica produzida no Brasil. 


Neste ano, concorreram ao Brasil CineMundi 10 projetos de longas brasileiros em fase de desenvolvimento, que foram apresentados aos profissionais da indústria internacional. Ao final do encontro, um júri formado por realizadores e produtores elegeu o melhor projeto de filme: Mormaço, projeto do Rio de Janeiro, da diretora Marina Meliande e do produtor Leonardo Mecchi. 



::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior