Ano 15

Mariana Tavares lança livro s/ Helena Solberg

A jornalista Mariana Tavares sempre foi sinônimo de seriedade em sua trajetória profissional, que está intimamente ligada ao cinema. Durante anos foi apresentadora e diretora de um programa fundamental veiculado na Rede Minas: Programa Curta.

Bacharel em Comunicação - Rádio e TV, pela UFMG, e doutora em Artes/Cinema, pela mesma universidade, atualmente coordena e apresenta o programa Cinemanews com Mariana Tavares, na BH News TV, em Belo Horizonte.

Em 2012 defendeu a tese na Escola de Belas Artes, da UFMG, sobre a cineasta Helena Solberg, que agora foi transformada em livro: Helena Solberg - Do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo.

Helena Solberg é uma das pioneiras cineastas dos anos 1960, importante documentarista e também diretora do belo Vida de menina - leia mais sobre a realizadora no perfil e na entrevista publicados aqui no Mulheres.

Segundo o material de divulgação de Helena Solberg - Do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo:

"O livro revela cinquenta anos do cinema da brasileira Helena Solberg. Do Cinema Novo ao documentário contemporâneo, da militância política e feminista nos anos 70 e 80 à ficção em longa-metragem, a pesquisadora Mariana Tavares analisa 15 filmes da cineasta, como Carmen Miranda: Bananas Is My Business.
A autora identifica as fases da cineasta: Trilogia da Mulher; Cinema Militante e Arte Brasileira (fase atual) e dá voz à Helena Solberg que comenta seus filmes e sua experiência nos EUA onde realizou 10 filmes reconhecidos em festivais internacionais". 

Helena Solberg - Do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo inclui cronologia e filmografia da cineasta, mas 60 fotografias.

Helena Solberg - Do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo será lançado no Festival É Tudo Verdade – 19º Festival Internacional de Documentários na segunda-feira, dia 07 de abril, às 18h, na Livraria Cultura (Mezanino da loja de Artes, Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional) em São Paulo.  A publicação integra a Retrospectiva Helena Solberg realizada pelo festival.

Antes do Festival, no dia 5, sábado,será lançado no Rio de Janeiro, às 18h30, na Blooks,  Praia de Botafogo, 316.

Em Belo Horizonte será lançado no final de julho dentro da itinerância do Festival É Tudo Verdade.

Os lançamentos contarão com as presenças da cineasta e da autora.

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior