Ano 15

8ª Mostra CineBH - Cobertura 2

Castanha, 2014, Davi Pretto
A 8ª Mostra CineBH, que começou no dia 16 e vai até o dia 23 de outubro, continua sua programação de longas, curtas e médias, além de seminários, oficinas, conferências e outras atividades.

Realizada pela Universo Produção, a mesma da Mostra de Tiradentes e da CineOP, a diferença é que na CineBH o cinema brasileiro não é protagonista e sim o mercado do cinema independente, o que abarca outras cinematografias.

Como é o cinema brasileiro que interessa mais de perto a esse site, o Mulheres não poderia deixar de marcar presença na exibição do longa gaúcho Castanha, de Davi Pretto.  E como foi bom estar presente.

A exibição do filme no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, teve sala cheia e contou com a presença do diretor e equipe técnica.

Davi Pretto lamentou a ausência dos protagonistas do filme, João Carlos Castanha e sua mãe Cecília Castanha, e disse que preferia não dizer muito sobre o filme, que o público ficasse livre para fazer sua leitura.

Falar da linha tênue entre documentário e ficção na produção brasileira contemporânea já virou até clichê, mas filmes como Castanha (2014) reforça ainda mais o quanto essas classificações caducaram. O próprio filme é apresentado como documentário, mas ao acompanharmos a exibição vemos o quanto essa dominação pode ser uma cilada.

Se virmos o filme pela chave do documentário, outra cilada é pensar que a força do filme está apenas na força de seu personagem. E João Carlos Castanha é mesmo uma personagem forte – como é também sua mãe.

Ator de teatro e artista transformista em boates gays, ele hipnotiza nosso olhar pela personalidade rica em nuances, que alia a doçura no trato com a mãe à exasperação violenta com os desvarios do sobrinho drogado.

Só que Castanha não vive apenas da força de seu objeto, elemento presente em muitos documentários, o que faz como que, muitas vezes, olhemos mais para ele do que para o filme em si. 

Não é o caso aqui. Castanha é um filme que apresenta um ótimo roteiro e uma direção potente. Não à toa vem percorrendo importantes festivais nacionais e internacionais, como o de Berlim.


***
Acompanhe a 8ª Mostra CineBH, o 5º Brasil CineMundi e o programa Cinema Sem Fronteiras 2014
Participe da Campanha #eufaçoaMOSTRA
Twitter: universoprod 
Facebook: universoproducao / cinebh / brasilcinemundi
Web: cinebh.com.br 
Informações pelo telefone: (31) 3282.2366
***
  
Serviço
 
 8ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte
16 a 23 de outubro de 2014
Idealização e realização: Universo Produção

Locais de realização do evento
Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes)
*Cine Humberto Mauro  *Teatro João Ceschiatti  *Sala Juvenal Dias  *Jardim Interno
 Sesc Palladium
*Grande Teatro *Sala Prof. José Tavares de Barros
 CCBB - BH
* Teatro * Sala Multiuso
 
Informações: (31) 3282.2366 -  www.cinebh.com.br.


::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior