Ano 16

ForumDoc-BH 2014

Cena de Como se fosse da família, 2013, de Luciano Onça e Alice Riff
Um dos festivais de cinema mais importantes e bacanas de Belo Horizonte, o ForumDoc chega à 18ª edição.

O ForumDoc.BH – Festival do Filme Documentário e Etnográfico e Fórum de Antropologia e Cinema vai ocupar a tela do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, Cine 104 e Campus UFMG, de 20 a 30 de novembro.

A abertura do ForumDoc-BH é nessa quinta, às 20h, no Cine Humberto Mauro.

A programação já abre em grande estilo com o petardo Branco sai, preto fica (2014), de Adirley Queirós, Melhor Filme no último Festival de Brasília. Um dos cineastas mais vigorosos do cinema atual, em Branco sai, preto fica Adirley cria uma crítica social urgente em forma de ficção científica originalíssima.

O ForumDoc-BH é formado por vários mostras e programas: Avi  Mograbi, A Escola e a Câmera, Competitiva Nacional, Competitiva Internacional, Lançamento, Sessão Especial, Sessão Filmes de Quintal.

Um dos destaques é a Mostra Avi Mograbi, destacado e importante cineasta israelense, com a exibição de vários de seus filmes, além da presença do cineasta, que virá ao ForumDoc para ministrar o curso “Que diabos estou fazendo nessa imagem?”

Já a Mostra A Escola e a Câmera reunirá trabalhos de nomes fundamentais como Jean Rouch, Jean Vigo e Freederick Wiseman, em seus olhares para esse universo em filmes como A pirâmide humana, Zero de conduta, e High scholl.

Na Sessão Especial está um dos filmes mais esperados da edição 2014 do Forum-Doc: Cavalo Dinheiro (2014), do português Pedro Costa.

Ainda nessa mostra estão também os destaque A família de Elizabeth Teixeira (2014), de Eduardo Coutinho, e Retratos de identificação (2014), de Anita Leandro.

Já a Competitiva Nacional traz filmes de Gabriel Mascaro – Ventos de agosto (2014); Morzaniel  Iramari - Urihi Haromatipe – Curadores da Terra-Floresta (2014); Miguel Antunes Ramos e Alexandre Wahrhafting - Salomão (2014); Allan Ribeiro – O clube (2014); Gustavo Vinagre – Nova Dubai (2014); Takumã Kuikuro – Karioka (2014); Alberto Alvares – Kara´i Há’egui  Kunha Karai ‘Ete’ – Os verdadeiros líderes espirituais (2014).

Também na Competitiva Nacional está outro grande destaque: Ela volta na quinta (2014), de André Novais Oliveira, cineasta de Contagem que integra a produtora mineira Filmes de Plástico, que estreia solo em longas com esse filme. Diretor de curtas fundamentais como Fantasmas e Pouco mais de um mês, Novais é um dos mais talentosos cineastas da nova geração no país.

As mulheres também estão presentes na Competitiva Nacional. Flora Dias co-dirige com Juruna Mallon o longa O sol nos meus olhos (2013), belo filme protagonizado por Rômulo Braga, e com participação de Cecília Bizzotto.

Já Alice Riff co-dirige com Luciano Onça Como se fosse da família (2013), em que duas domésticas que sempre trabalharam para uma família falam sobre suas vidas.

E destacando ainda o cinema brasileiro feito por mulheres, na Sessão Filmes de Quintal, Júnia Torres co-dirige com Nêgo Bispo O Jucá da Volta (2014).

O ForumDoc-BH 2014 tem entrada franca.

Mais informações sobre o ForumDoc-BH 2014 no site 
www.forumdoc.org.br


::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior