Ano 15

Estreia Cinefonia

Estreia nesse sábado, 11 de abril, às 14h, na Rádio Inconfidência AM 880, o Cinefonia - Cinema de um jeito que você nunca ouviu.

Agora, todos os sábados, ouvintes de todo o Brasil terão uma hora inteira na Inconfidência AM em um programa falando só sobre cinema: trilhas, estreias, resenhas, novidades, curiosidades, entrevistas, perfis e muito mais.

Criado pelos jornalistas Pedro Vieira e Renato Silveira, da Rádio Inconfidência, o programa coloca o universo da sétima arte em lugar de destaque na rádio em um formato diferente de tudo que é feito sobre esse recorte.

Os idealizadores convidaram o Mulheres do Cinema Brasileiro para ter um quadro fixo no programa - Mulheres no Cinema -, com isso, todos os sábados, os ouvintes conhecerão um pouco mais sobre as mulheres que fizeram e fazem a história do cinema nacional.

De uma forma descontraída e em um bate-papo informal, a cada semana atrizes, diretoras, produtoras, roteiristas e demais categorias do fazer cinematográfico terão lugar de honra no Cinefonia.

Por ser veiculado na frequência AM, o programa poderá ser ouvido em aparelhos de rádios de qualquer parte do país, além da veiculação na internet pela rádio online no endereço www.radioinconfidencia.com.br.
Uma hora depois de ir ao ar o Cinefonia estará disponível na rádio online da Inconfidência para ser baixado.

Portanto, não percam, sintonize todo sábado de 14h às 15 na Rádio Inconfidência AM 880 e também pela rádio online www.inconfidencia.com.br

Confira mais informações no material de divulgação abaixo.
Ouça também entrevista com Pedro Vieira no programa Bazar Maravilha, do Tutti Maravilha, na Rádio Inconfidência, sobre o lançamento do Cinefonia.
http://inconfidencia.com.br/modules/debaser/singlefile.php?id=8702


Cinefonia – Cinema de um jeito que você nunca ouviu

Rádio Inconfidência estreia programa sobre cinema

Os amantes da sétima arte contam agora com um novo programa: o Cinefonia. A atração, que entra na grade da Rádio Inconfidência, será uma plataforma para os ouvintes ficarem por dentro de tudo que envolve o mundo do cinema, sempre no embalo de trilhas sonoras inesquecíveis. O Cinefonia trará informações sobre os principais lançamentos da semana, os destaques dos filmes na programação da TV, as notícias mais quentes da indústria cinematográfica, curiosidades dos bastidores, entrevistas e perfis de artistas e diretores, além de resenhas de filmes clássicos ou que estejam em cartaz.   

A ideia do programa partiu de dois jornalistas que já trabalham na emissora. Pedro Vieira, coordenador de produção da Rádio Inconfidência, e Renato Silveira, redator do departamento de Jornalismo, sempre conversavam pelos corredores sobre os filmes que assistiam. “Acompanhava as críticas que o Renato fazia para o Viamundo (que saiu da grade da Inconfidência ano passado) e para o site Cinematório e ficava admirado com o conhecimento dele. Precisávamos aproveitar este talento em algum programa específico na rádio, daí surgiu o plano de criarmos o Cinefonia”, conta Pedro Vieira. 

Renato revela que fazer um programa de uma hora, só sobre cinema, é um grande desafio. “Trabalhar com o que se gosta é sempre uma imensa responsabilidade. A Inconfidência sempre abriu espaço para que eu pudesse falar de cinema em diversos programas de sua grade. E foi justamente de uma dessas participações, com o Pedro no Em Boa Companhia, que cresceram a inspiração e a vontade de falar sobre cinema na emissora, em um espaço criado só para isso. Nós queremos fazer algo novo e dinâmico, e está sendo ao mesmo tempo uma grande honra e um prazer enorme realizar o Cinefonia para levar aos nossos ouvintes cinéfilos informação, opinião, dicas de filmes e música de qualidade”, afirma Renato Silveira.

O rádio tem suas características próprias, e falar de algo que é muito imagético, como o cinema, requer cuidado e dedicação. Por isso Pedro Vieira garante: “O programa tem muitas vozes, vinhetas, sobe-sons, trechos de diálogos e trilhas de filmes. O ouvinte não vai querer desgrudar o ouvido do rádio um minuto sequer”, diz. 

Então não perca! O Cinefonia estreia sábado, dia 11 de abril, às 14h, na Inconfidência AM 880 ou pela rádio online: www.inconfidencia.com.br Logo depois ele estará disponível para download, no mesmo site, para ser ouvido quando quiser!

Quadros do Cinefonia

Resenha – análise crítica de filmes clássicos ou que estejam em cartaz
Perfil – Raio X da carreira de profissionais ligados ao cinema (atores, atrizes, diretores, etc.)
Estreias da Semana – os filmes que entram em exibição no circuito
Pra Ver na TV – dicas de filmes das TVs a cabo e aberta
Luz, Câmera, Ação – curiosidades sobre o mundo da sétima arte
Mulheres no Cinema – quadro com o jornalista e pesquisador Adilson Marcelino, do site www.mulheresdocinemabrasileiro.com.br sobre as divas que ajudaram a construir o cinema nacional
Plano Sequência – entrevistas com atores, diretores, críticos e professores sobre o universo do cinema
O filme da minha vida – o público conta quais são seus longas-metragens prediletos
Giro Cinematográfico – as notícias mais quentes do cinema. O que está por vir, bastidores e muito mais.
Trilhas Inesquecíveis – as músicas que marcaram a história do cinema


Mini-currículo dos apresentadores

Renato Silveira é jornalista formado pela PUC Minas e crítico de cinema. Membro da diretoria da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) é também editor do Cinematório (www.cinematorio.com.br), blog criado em 2003, e apresentador e produtor do Podcast Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br), tendo atuado como editor-chefe do portal de 2011 a 2014 e como redator-chefe de 2003 a 2008. No rádio, integra a equipe de Jornalismo da Inconfidência desde 2007. Atuou como crítico de cinema do Viamundo, revista cultural que foi ao ar entre 2008 e 2014 na Inconfidência Brasileiríssima FM 100,9. E desde 2008 também apresenta e produz o quadro Áudio Visual, veiculado na programação da Inconfidência AM 880.

Pedro Vieira é ator e jornalista. Formado em Comunicação Social pelo Uni-BH, é especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas. Trabalha como Coordenador de produção da Rádio Inconfidência desde 2005. Como ator, integra o elenco dos espetáculos “Adultérios e outras pequenas traições” e “Senhora dos Afogados”, da Cia da Farsa. Na Inconfidência AM, apresenta os programas “Em Boa Companhia” e “Disco da Semana”, e na FM comanda o programa “Esquinas de Minas”.


Contato para entrevistas:

Renato Silveira: (31) 7162-3244 / 3298-3426 
Pedro Vieira: (31) 8200-3838 / 3298-3421 
E-mail: cinefonia@inconfidencia.com.br
Site: www.inconfidencia.com.br 

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior