Ano 15

Mulheres do Cinema Brasileiro comemora 11anos

Até parece que foi ontem.

Mas não, “assim, se passaram” 11 anos!

Pois é, o Mulheres do Cinema Brasileiro completa hoje, 12 de maio de 2015, 11 anos de estrada.

E para ilustrar esse Editorial eu escolhi essa imagem que ilustrou a primeira home do site - criada pela designer Péricles Martins.

Olhando para trás, vejo dificuldades, mas vejo, sobretudo, muitas alegrias.

Afinal, como definir a felicidade de ter conseguido já inventariar mais de 700 mulheres do cinema brasileiro – a partir de perfis e/ou entrevistas -, em suas mais diferentes áreas?

E ainda contar com mais de 100 homens declarando seu amor por elas em depoimentos exclusivos e apaixonados, mais textos de cobertura, minicríticas, notícias, matérias, homenagens de aniversários e bibliografias?

Nessa trajetória foram muitos os que me ajudaram a colocar o site de pé e a divulgá-lo - e eu agradeço a cada uma dessas pessoas.

Mas fora o ano de 2013, quando fui premiado com o Filme em Minas e pude contratar uma luxuosa equipe, no restante desses anos todos, como atualmente, conto comigo mesmo e com a parceria do meu querido sobrinho Guilherme Augusto Marcelino, que transcreve as entrevistas e depoimentos..

O trabalho do Mulheres do Cinema Brasileiro é ambicioso, pois pretende dar conta de todas as mulheres que fizeram e fazem a história do cinema nacional.

Mas é também trabalho de formiguinha, e, por isso, é feito do meu tamanho e do que é possível fazer – ainda que, sem modéstia, acho que o site tem conseguido fazer bastante. 

Assim, é claro que faltam muiiiiitas mulheres.

Tem também muitas que já foram entrevistadas, mas ainda não publicadas.

E tem ainda algumas tantas que se “perderam” na passagem para o formato novo do site, mas que, aos poucos, vou recuperando e disponibilizando.

Enfim!

O que é fato é que mesmo sem patrocínio – a não ser o citado de 2013 -, o Mulheres do Cinema Brasileiro vem cumprindo o papel a que o site se propôs: o resgate e o registro histórico dessas mulheres, sem jamais fazer juízo de valor entre uma e outra.

Para o Mulheres do Cinema Brasileiro todas têm importância fundamental na construção da nossa cinematografia e identidade fílmica, sejam da fase muda ou da atual, sejam protagonistas ou coadjuvantes, sejam as que estão começando ou que já encerraram a carreira.

São 11 anos de estrada.

E minha felicidade é imensa por isso.

E vamos ao Ano 12 do Site Mulheres do Cinema Brasileiro.

Adilson Marcelino
Idealizador e Editor do site de perfil histórico Mulheres do Cinema Brasileiro.

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior