Ano 15

CineBH - "Saudade" vence Brasil Cinemundi

Projeto"Saudade" vence o Brasil Cinemundi
O projeto mineiro Saudade, de Marcos Pimentel, com produção de Luana Melgaço e Leo Ayres, foi o grande vencedor do Brasil CineMundi – 6th International Coproduction Meeting, recorte da 9ª Mostra CineBH.

Saudade disputou com outros 16 projetos de diversas partes do país. Na premiação, recebe 60 mil reais em materiais e participa do  Festival Ventana Sur (Argentina) e do Torino Film Lab (Itália).

Foram contemplados também, com convites para participações em festivais internacionais: A herança, de João Cândido Zacharias, produção de Tatiana Leite; Desterro, de Maria Clara Escobar, produção de Paula Pripas; Mato Seco em chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, produção de João Matos. Dolores, de Chico Teixeira, produção de Paula Cosenza, recebeu Menção Honrosa do Júri Oficial.


Brasil Cinemundi

O Seminário Brasil Cinemundi é o grande destaque da Mostra CineBH, que, dentro do ciclo de mostras da Universo Produção, discute o mercado do cinema. Se na Mostra de Tiradentes o foco vai para a produção contemporânea e na Mostra de Ouro Preto – CineOP – a lente se dá sobre o cinema patrimônio e seu registro histórico, na CineBH abre-se espaço para discutir, intercambiar e entender as ferramentas, modelos, vitrines, corredores e tráfegos pelos quais ecoa a produção cinematográfica.

Duas dessas ferramentas e modelos é a coprodução e a visibilidade e negócios nos grandes festivais internacionais. Por isso a importância dada para esse recorte dentro da programação da CineBH, já que o Seminário Brasil Cinemundi integra o CineMundi – 6th International Coproduction Meeting, com a realização de debates, workshops e estudos de caso.

Segundo os organizadores, “O seminário conta com profissionais do audiovisual, acadêmicos, produtores, especialistas, representantes da indústria do audiovisual nacional e internacional, críticos de cinema, representantes de entidades de classe e órgãos oficiais do setor que irão discutir os avanços, perspectivas, intercâmbio, parcerias, desafios e oportunidades. Além dos convidados brasileiros, 21 convidados internacionais representativos da indústria audiovisual mundial de 11 países - Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, França, Noruega, Estados Unidos, Suíça, Uruguai e Espanha desembarcam na capital mineira para conhecer novos projetos do cinema brasileiro, participar de debates, agenda de relacionamentos, encontros de negócios promovidos pelo evento”.

Prêmio Brasil CineMundi

“Saudade”, de Marcos Pimentel, produção de Luana Melgaço e Leo Ayres
 
Justificativa do júri:
Pela consciência e paixão na abordagem de um tema tão abstrato quanto presente no imaginário contemporâneo, pela clareza e entrega ao risco de se aventurar por dois continentes na busca de sentimentos escondidos da história e do presente da história do Brasil. 
 
Convite para o Torino Film Lab (Itália)
“Saudade”, de Marcos Pimentel, produção de Luana Melgaço e Leo Ayres
“A Herança”, de João Cândido Zacharias, produção de Tatiana Leite
 
Convite para Ventana Sur (Argentina)
“Desterro”, de Maria Clara Escobar, produção de Paula Pripas
 
Convite para Cinelatino (França)
“Mato Seco em Chamas”, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, produção de João Matos
 
Menção honrosa do júri oficial
“Dolores”, de Chico Teixeira, produção de Paula Cosenza
 
 
***
A 9ª Mostra CineBH e o 6º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que a Universo Produção realiza em Minas Gerais e São Paulo e reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro), a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (foco na preservação, história e educação, em junho).
Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público e pode ser conferida pelo site cinebh.com.br
 

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior