Ano 16

CineBH - Público de mais de 10 mil

Crédito: Universo Produção
A 9ª Mostra CineBH, que aconteceu na capital mineira de 15 a 22 de outubro e teve como tema neste ano “Criação e Resistência: O Cinema Contra a Bárbarie”, despediu-se do público com a exibição ontem no Cine Humberto Mauro de Garoto, o mais novo filme de Julio Bressane.

A Universo Produção divulgou o balanço da 9ª Mostra CineBH e apontou um público de mais de 10 mil pessoas.

Foram 65 filmes exibidos, de nove países e oito estados brasileiros, em 45 sessões de cinema em pré-estreias nacionais e internacionais, retrospectivas e mostras temáticas em dois espaços culturais da cidade: Palácio das Artes eo CentoeQuatro.

A Mostra realizou a 6ª edição do Brasil CineMundi, evento de mercado do cinema brasileiro que reúne representantes da indústria audiovisual de 11 países. O vencedor foi o projeto “Saudade”, da produtora mineira Coisa de Cinema, direção de Marcos Pimentel e produção de Luana Melgaço e Leo Ayres.

Na programação de filmes, a 9ª Mostra CineBH exibiu produções de diretores como Jem Cohen, Manuel Mozos, James Benning; Pierre León, Paul Vecchiali, Takashi Miike, Matias Piñeyro, José Luís Guérin, Daniel Lentini, Larissa Figueiredo, Julio Bressane, Bruno Safadi, Rodrigo Lima, e Moa Batsow.

Homenageou a cineasta argentina Lucrecia Martel com retrospectiva de sua obra, exibiu os clássicos em cópias restauradas French Can Can (Jean Renoir, 1954), O Desprezo (Jean-Luc Godard, 1963), Os Olhos sem Rosto (Georges Franju, 1960) e Zero em Comportamento (Jean Vigo, 1933).

Apresentou 33 curtas, retrospectiva da produtora paraibana Vermelho Profundo, especializada em produções nos gêneros horror e ficção científica, e produções do projeto “Tela Brilhadora”.

Realizou ainda debates, encontros, oficinas e atrações artísticas.


**********************
9ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte
15 a 22 de outubro de 2015
Mais informações - www.cinebh.com.br

::Voltar
Sala 
 Betty Faria
Com amor profundo pelo cinema, premiada em vários festivais no Brasil e no exterior