Ano 15

Do começo ao fim, 2009, Aluízio Abranches

Uma relação polêmica, mas inverossímel

Do começo ao fim, de Aluízio Abranches, tinha tudo para confirmar a polêmica que vinha causando mesmo antes da estreia. O filme mostra uma relação homossexual e ainda por cima incestuosa, e aí bastou algumas imagens caírem na net para o buchicho se instalar. Só que, infelizmente, a ousadia ficou apenas na ideia. 

A trama conta a história de dois belos meio irmãos nascidos de pais diferentes. Desde a infância eles demonstram uma relação de afeto mais próxima do que o comum, e quando adultos, o carinho vira amor. Até aí tudo bem, se não fosse a inverossímel e total compreensão dos familiares e de outros personagens que cercam os protagonistas. E essa ausência de conflitos no roteiro tira toda a força do filme.

Em qualquer canto do Brasil, do Oiapoque ao Chuí, agridem, molestam e matam homossexuais por muito menos, daí que o mundo cor de rosa em que os personagens transitam parece ser mesmo de outro planeta. Ainda que os belos atores estejam bem, o destaque para a sensível atuação de Julia Lemmertz.

::Voltar
Sala 
 Léa Garcia
Dona de um talento ímpar e altivo, Léa Garcia brilha no teatro, na TV e no cinema.