Ano 16

Eduardo Escorel (Lilian Lemmertz)

Eu acho que para falar de uma mulher do cinema brasileiro eu lembraria da Lilian Lemmertz, que foi a atriz principal do primeiro filme de ficção que eu fiz, o Lição de Amor, que é uma adaptação do romance do Mário de Andrade.

Ela era uma atriz excepcional, todo mundo que a viu no teatro, no cinema e na televisão sabe disso. Infelizmente ela faleceu jovem, relativamente jovem. Eu estava fazendo o meu primeiro filme de ficção e tinha na época, isso foi 1975, 29 anos, e ela já era uma grande dama do teatro brasileiro, com já alguns filmes realizados. Então para mim o simples fato de ela ter aceito fazer aquele filme, fazer o papel da Fraulein, foi muito importante. A experiência durante a filmagem, a dedicação dela ao papel, o resultado do trabalho dela, e eu acho que não sou só eu que digo, é considerado até hoje excepcional.

Então eu me lembro da Lilian e me lembro da Júlia (Lemmertz), filha dela, com quem eu não tive a felicidade de trabalhar, mas que, quem sabe, um dia eu ainda venha a trabalhar com ela.

Eduardo Escorel é montador e cineasta.

Veja também sobre ela

::Voltar
Sala 
 Sala Dina Sfat
Atriz intensa nas telas e de personalidade forte, com falas polêmicas.