Ano 15

Anecy Rocha

*26 de outubro de 1942, +26 de março de 1977 - Vitória da Conquista - BA

Cena de A Grande cidade, 1966, Carlos Diegues
Cena de A Grande cidade, 1966, Carlos Diegues
Atriz luminosa e iluminada do cinema nacional, Anecy Rocha é a prova concreta de que o cinema brasileiro sempre teve suas musas. Irmã caçula de Glauber Rocha, Anecy  era capaz de expressar no rosto e com todo o corpo contrastes singulares que iam da mais genuína alegria até a mais profunda interiorização. A Luíza de A grande cidade, de Carlos Diegues, e a Ness Elliot de A lira do delírio são os exemplos mais perfeitos desse incomensurável talento da atriz, uma das musas do Cinema Novo. 

Anecy Rocha começou sua carreira no teatro estudantil ainda adolescente e, posteriormente, atuou em trabalhos na Escola de Teatro da Universidade da Bahia. Seu primeiro trabalho no cinema é no curta Moleques de rua, dirigido pelo baiano Álvaro Guimarães em 1962. Anecy vem para o Rio de Janeiro com o irmão, onde casa-se com Walter Lima Jr, assistente de direção de Glauber Rocha em Deus e o diabo na terra do sol. E é com Walter que estreia  no formato longa em Menino do engenho, primeiro filme dele.

O segundo filme é o belo A grande cidade, um dos melhores de Carlos Diegues, em que Anecy vive Luzia, uma personagem inesquecível. Numa carreira de pouco mais de 10 anos, pois a atriz foi vítima de um trágico acidente fatal com 35 anos ao cair no fosso de um elevador, Anecy Rocha deixou para sempre seu nome na história do cinema brasileiro. A atriz também está na galeria de Walter Hugo Khouri por sua atuação em As amorosas, e teve momentos brilhantes com Nelson Pereira dos Santos em O amuleto de ogum e em Tenda dos milagres. Sua atuação mais arrebatadora está em A lira do delírio, seu último trabalho, e um dos filmes mais importantes do moderno cinema brasileiro.

Filmografia

Menino do engenho, 1965, Walter Lima Jr.
A grande cidade, 1966, Carlos Diegues
As amorosas, 1968, Walter Hugo Khouri
Brasil ano 2000, 1969, Walter Lima Jr.
Pecado mortal, 1969, Miguel Faria Jr.
Os herdeiros, 1970, Carlos Diegues
Em família, 1970, Paulo Porto
Faustão, 1970, Eduardo Coutinho
Na boca da noite, 1971, Walter Lima Jr.
O amuleto de ogum, Nelson Pereira dos Santos
Tenda dos milagres, 1977, Nelson Pereira dos Santos
A lira do delírio, 1978, Walter Lima Jr.

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.