Ano 15

Cacilda Becker

*06 de abril de 1921, +14 de junho de 1969 - Pirassununga - SP

Cena de Floradas na serra, 1954, Luciano Salce
Cena de Floradas na serra, 1954, Luciano Salce
A mais importante atriz do teatro das décadas de 1950 e 60, Cacilda Becker é um dos maiores mitos das artes cênicas brasileiras. Atriz reverenciada pela crítica, pelo público e pelos colegas, ela desenvolveu uma persona arrebatadora e um estilo personalíssimo de interpretação.

Cacida Becker foi uma atriz essencialmente de teatro. De família pobre, é irmã de outro monumento do teatro, a atriz Cleyde Yáconis. Nesse veículo, esteve presente em alguns dos mais importantes momentos como o Teatro do Estudante, o Grupo Universitário de Teatro, Os Comediantes, o Grupo de Teatro Experimental e o TBC - além de montar sua própria companhia. Na televisão só participa de uma novela, Ciúmes, em 1966, de Luiz Gallon e Geraldo Vietri. Apesar de fazer apenas dois filmes, Cacilda Becker inscreveu seu nome na história do cinema nacional ao protagonizar Floradas na serra, clássico dirigido por Luciano Salce em 1954. Antes, estreou na tela em Luz dos meus olhos (1947) - o que seria o primeiro filme, A moreninha (1945), de Miroel Silveira, não foi concluído.

Floradas na serra, adaptação do romance de Dinah Silveira de Queiroz, foi o canto de cisne da Vera Cruz, companhia paulista que se instalou no Brasil em 1949 na tentativa de industrializar o cinema no país. Fazendo par com Jardel Filho, Cacilda Becker compôs a personagem tuberculosa Lucília com garra e emoção, deixando registrado eternamente seu talento para o grande público que nunca  pôde assisti-la no teatro e também para as futuras gerações..


Filmografia

Luz dos meus olhos, 1947, José Carlos Burle
Floradas na serra, 1954, Luciano Salce

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.