Ano 15

Clarisse Abujamra

*03 de abril de 1947 - São Paulo - SP

Cena de Anjos do arrabalde, 1987, Carlos Reichenbach
Cena de Anjos do arrabalde, 1987, Carlos Reichenbach
A tentativa de suicídio da personagem Rosa, com os pulsos cortados estendidos e de costas para o abismo, é uma das mais belas cenas do premiado Anjos do arrabalde, do ótimo Carlos Reichenbach. A atriz consegue dar a intensidade dramática necessária e personificar completamente a bela e poética estética do cineasta. Seu nome: Clarisse Abujamra.

Clarisse Abujamra começou sua carreira artística pela dança, torna-se bailarina profissional e, segundo registro do Dicionário de atores e atrizes, faz estudos com a legendária Martha Graham. Segundo o mesmo registro, faz coreografias para o teatro e torna-se atriz por acaso ao substituir uma que faltara. Sua estreia no cinema se dá em 1968, em As amorosas, de Walter Hugo Khouri. Na década seguinte, chega às novelas interpretando Santuzza, uma personagem de sucesso na novela O machão, na Tupi, protagonizada por Maria Isabel de Lizandra e Antônio Fagundes – com quem vem a se casar. Na telinha, atua em algumas tantas novelas e desenvolve importante carreira no teatro.

Clarisse Abujamra é uma atriz expressiva, de reconhecido talento e dona de uma voz inconfundível. No entanto,até os ano 80 tem, inexplicavelmente, poucas atuações no cinema. Foram apenas três filmes, mas todos eles importantes e dirigidos por cineastas essenciais do cinema nacional: Khouri, Tizuka Yamasaki e Reichenbach. A atriz foi a responsável pela coreografia de outro grande filme de Reichenbach, Alma corsária, de 1993. Até que Laís Bodanzkiy a trouxe novamente para as telas no belo Chega de saudade (2007), e a partir daí ela retomou a carreira no cinema.


Filmografia

As amorosas, 1968, Walter Hugo Khouri
Gaijin, caminhos da liberdade, 1980, Tizuka Yamasaki
Anjos do arrabalde, 1987, Carlos Reichenbach
Chega de saudade, 2007, Laís Bodanzki
Essa maldita vontade de ser pássaro, 2011, Paula Fabiana e Adrian Steinway
Bruna surfistinha, 2011, Marcus Baldini
Carisma imbecil, 2012, Sérgio Bianch

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.