Ano 15

Ira de Furstenberg

*17 de abril de 1940 - Roma - Itália

Atriz italiana, Ira de Furstenberg também atuou no cinema brasileiro
Atriz italiana, Ira de Furstenberg também atuou no cinema brasileiro
Nascida na Itália, a princesa Ira de Furstenberg brilhou nas telas do cinema sob a direção de grandes nomes do cinema mundial. Atuou também no Brasil, em filmes de Alberto Pieralisi e David Cardoso.  

Nascida em Roma, Itália, em uma família tradicional, Ira von Furstenberg casou-se, ainda adolescente, com um príncipe – e por isso, conhecida, para sempre, como princesa. Depois de cinco anos de casada conheceu o playboy brasileiro Baby Pignatari e os dois viveram uma paixão fulminante. Ira de Furstenberg largou o marido, casou-se com Baby e veio para o Brasil. O casamento com Baby Pignatari  durou até 1964, depois disso ela volta para a Itália, estreia como atriz em Matchless (1966), de Alberto Lattuada. e desenvolve extensa carreira cinematográfica, também em países como França e Estados Unidos. Entre os cineastas que trabalhou estão grandes nomes do cinema mundial como Robert Hossen, Luciano Emmer, Cesare Zavattini. Luciano Salce, entre outros. No Brasil, Ira de Furstenberg participa da novela Na idade do lobo, dirigida por Walter Avancini em 1972 e protagonizada por Carlos Alberto. E é na década de 70 que Ira de Furstenberg vai estrear no cinema brasileiro no filme O amante de minha mulher, dirigido por seu conterrâneo Alberto Pieralisi, cineasta italiano radicado no Brasil desde os anos 40 e diretor do clássico O comprador de fazendas (1951), protagonizado por Procópio Ferreira. No filme ela é a protagonista Marina, uma mulher casada assediada por um misterioso admirador, e que vive um triângulo amoroso inusitado com Milton Moraes e David Cardoso..  

Em 1979, o ator, produtor e cineasta David Cardoso convida Ira de Furstenberg para protagonizar ao seu lado o filme Desejo selvagem. Nessa produção, com grande orçamento para a época, a relação entre o diretor e a atriz é acidentada, conforme relato em sua biografia “David Cardoso: Persistência e Paixão”, por Alfredo Sternheim, da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo. Depois disso, Ira de Furstenberg voltou a atuar no cinema estrangeiro. 


Filmografia

O amante de minha mulher, 1978, Alberto Pieralisi
Desejo selvagem, 1979, David Cardoso

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.