Ano 15

Kate Hansen

*13 de agosto de 1952 - São Paulo - SP

Cena de A noite das fêmeas, 1976, Fauzi Mansur
Cena de A noite das fêmeas, 1976, Fauzi Mansur
Dona de uma beleza translúcida, Kate Hansen só poderia mesmo ter ido para o cinema nacional através do cineasta Walter Hugo Khouri, que apesar de ter um personagem masculino – Marcelo - como o centro de suas questões, ficou conhecido como o cineasta das mulheres por ter filmado algumas das nossas mais belas atrizes.

Kate Hansen estreou em novelas em 1969, formato em que atuou em cerca de 20 produções, em uma carreira contínua na TV que vai até o início dos anos 90 - sua Cassandra na novela Cinderela 77 (1977 - Chico de Assis e Walter Negrão) é um clássico da telinha. Já no cinema, sua beleza germânica foi um prato cheio para os closes generosos de Walter Hugo Khouri, que eternizou sua beleza no filme As deusas, em 1972, em que ela faz a psiquiatra da personagem de Lílian Lemmertz, e se envolve com a paciente e o marido desta. Ainda em 72, Kate Hansen participaria de mais três filmes, entre eles Independência ou morte, de Carlos Coimbra, em que interpretou Dona Leopoldina. A atriz atuou também nas produções da Boca do Lixo, onde foi dirigida por dois grandes nomes do gênero, Fauzi Mansur e Jean Garret - com esse último tem grande momento como a protagonista do inesquecível Excitação.

Kate Hansen voltou a ser escalada por Khouri em mais dois filmes, O desejo e Eros, o deus do amor. A atriz teria mais um grande momento em 1976, no premiado filme do polêmico diretor Sylvio Back, Aleluia gretchen, uma das poucas, e muito bem-sucedida, incursão sobre o nazismo na cultura brasileira. É ótima presença também como a protagonista de Mulher desejada, de Alfredo Sternheim.


Filmografia

As deusas,1972), de Walter Hugo Khouri
Independência ou morte, 1972, Carlos Coimbra
Os machões, 1972, Reginaldo Farias
Maridos em férias, 1972, Konstantin Tkaczenko
O desejo, 1975, Walter Hugo Khouri
As secretárias que fazem de tudo, 1975, Alberto Pieralisi
A noite das fêmeas, 1976, Fauzi Mansur
Excitação, 1976, Jean Garrett
Tiradentes, o mártir da independência, 1976, Geraldo Vietri
Aleluia gretchen, 1976, Sylvio Back
Mulher desejada, 1978, Alfredo Sternheim
Eros, o deus do amor, 1981, Walter Hugo Khouri
A volta do regresso, 2007, curta, Marcelo Valletta   



::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.