Ano 15

Luiza Maranhão

*20 de setembro de 1940 - Canoas - RS

Cena de A grande feira, 1961, Roberto Pires
Cena de A grande feira, 1961, Roberto Pires
Com sua beleza impactante, Luiza Maranhão deu veracidade e estilo próprio para as personagens que interpretou, em uma carreira de poucos, mas importantes filmes. Dois de seus maiores momentos foi a Maria de A grande feira, de Roberto Pires, e a  Zulmira de Assalto ao trem pagador, de Roberto Farias.

Luiza Maranhão deu-se ao luxo de ter uma filmografia quase cem por cento composta de clássicos. Depois de carreira como cantora em rádios gaúcha e paulista, e como atriz no teatro carioca, tem estreia de prestígio nas telas através do cinema baiano. Primeiro em A grande feira, de Roberto Pires, e em seguida pelas mãos de Glauber Rocha em Barravento, primeiro longa-metragem do cineasta.

A atriz sempre foi capaz de criar personagens dramáticos, mas mantendo uma certa distância altiva com o encenado. Em sua trajetória cinematográfica disponibilizou seu talento para diretores do primeiro time, e que ajudaram a escrever a história do cinema brasileiro: Roberto Pires, Glauber Rocha, Roberto Farias, Carlos Diegues, Leon Hirszman e Walter Lima Jr.


Filmografia

A grande feira, 1961, Roberto Pires
Barravento, 1962, Glauber Rocha
Assalto ao trem pagador, 1962, Roberto Farias
Ganga zumba, 1963, Carlos Diegues
A grande cidade, 1966, Carlos Diegues
Garota de ipanema, 1967, Leon Hirszman
Boi de prata, 1973, Augusto Ribeiro Jr
Chico rei, 1985, Walter Lima Jr   

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.