Ano 15

Marlise Saueressig

*Novo Hamburgo - RS

Cena de Os mucker, 1978, Jorge Bodanzky e Wolf Gauer
Cena de Os mucker, 1978, Jorge Bodanzky e Wolf Gauer
O cineasta paulista Jorge Bodanzky é um nome importante do cinema brasileiro, diretor de um marco: Iracema, uma transa amazônica, co-dirigido com Orlando Senna, em 1974. Se nesse filme ele revelou o talento de Edna de Cássia, em 1978 foi a vez dele trazer para as telas a atriz gaúcha Marlise Saueressig, em Os mucker - co-dirigido por Wolf Gauer.  

Marlise Saueressig é uma atriz do Rio Grande Sul, onde desenvolveu extensa carreira no teatro. Selecionada pelos cineastas Jorge Bodansky e Wolf Gauer para protagonizar Os mucker, no filme a atriz interpreta a imigrante alemã Jacobina, uma personagem real que fundou uma seita messiânica no sul do país. O filme foi rodado no mesmo local dos acontecimentos e conta com atores não profissionais no elenco – Sauressig é uma das exceções. Pela sua composição contida para a personagem, ela recebeu o prêmio Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado de 1979. Em 2002, Fábio Barreto focalizou o mesmo fato em A Paixão de jacobina, dessa vez interpretada por Letícia Spiller.  

Marlise Saueressig atuou em uma das melhores minisséries já realizadas pela Rede Globo,O tempo e o vento, uma adaptação do clássico de Érico Veríssimo, em 1985. A atriz está também no elenco do curta Cone sul, dirigido por João Guilherme Reis e Ênio Staub.  


Filmografia

Os mucker, 1978, Jorge Bodanzky e Wolf Gauer
Cone sul, 1985, curta, João Guilherme Reis e Ênio Straub

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.