Ano 15

Suzana Gonçalves

*18 de março de 1947 - Buenos Aires - Argentina

Cena de o predileto, 1975, Roberto Palmari
Cena de o predileto, 1975, Roberto Palmari
Ao contrário da irmã Suzana Vieira, que privilegiou sua carreira na TV e para quem emprestou o primeiro nome, Suzana Gonçalves foi presença constante no cinema nacional na década de 1970. No período, atuou sob a direção de nomes fundamentais para o nosso cinema como Joaquim Pedro de Andrade e Luis Sérgio Person.

Suzana Gonçalves é mais um dos casos típicos do cinema brasileiro. A atriz começou a carreira cedo e estreia na televisão e no cinema na década de 70. Na TV atua na Rede Tupi e na Rede Globo, e participa de nove novelas - Minha doce namorada (1971), Cavalo de aço (1973) e Ídolo de pano (1974) são algumas delas. No cinema, estreia em 1972, atuando em quatro filmes e tornando-se conhecida nas telas:Cassy jones, o magnífico,de Luís Sérgio Person; Os inconfidentes,de Joaquim Pedro de Andrade; Roleta russa, de Bráulio Predroso; Geração em fuga, de Maurício Nabuco.

A atriz passa a os anos 70 com sucesso, dividida entre trabalhos na TV, no cinema e no teatro. Um de seus grandes momentos é como Coló em O predileto (1975), prostituta da cidade por quem o coronel fazendeiro Totônio Pacheco,de Joffre Soares, se apaixona. No auge, abandona a carreira e muda-se para Rondônia, onde se torna fazendeira e empresária. Suzana Gonçalves voltou a rodar um filme no final da década de 80, Fronteira das almas, e a partir dos anos 90 volta para dar continuidade à carreira: participa de duas novelas e uma minissérie na Globo, e atua no primeiro longa-metragem dirigido pela atriz Florinda Bolkan, Eu não conhecia tururu.


Filmografia

Cassy jones, o magnífico,1972, Luís Sérgio Person
Os inconfidentes, 1972, Joaquim Pedro de Andrade
Roleta russa, 1972, Bráulio Predroso
Geração em fuga, 1972, Maurício Nabuco
O predileto, 1975, Roberto Palmari
Cada um dá o que tem, episódio Uma grande vocação, 1975, Sílvio de Abreu
Fronteira das almas, 1987, Hermano Penna
Eu não conhecia tururu, 2000, Florinda Bolkan

Music File Hosting - Listen Audio Files - Perfil Suzana Gonçalves ::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.